Decoração

Cozinhas em tons de cinza para se inspirar

Quando se fala em decoração e cores para os móveis, constantemente há novidades nas tonalidades, principalmente para as cozinhas. Mas, uma cor que se mantém é o cinza, em suas diversas variações. Ao mesmo tempo que imprime modernidade, também pode fazer uma bela combinação com o rústico, trazendo personalidade para o mobiliário e ambientes.

Desde os tons mais claros aos mais escuros, o cinza nas cozinhas é uma cor versátil e pode, também, ser combinada a outras cores. Inspire-se nessas cozinhas em tons de cinza.

Ouça a Like Magazine no Spotify

Como implementar o cinza na décor da cozinha

Seja no cinza bem claro, no cinza bem fechado ou nos tons de cinza com fundo esverdeado ou azulado, sempre é uma boa escolha para a cozinha. Você pode fazer adaptações à sua escolha, usando a cor na totalidade dos móveis ou em alguns detalhes da marcenaria.

A head designer da Casamar, Priscila Poli, afirma que o cinza permite uma grande variedade de ambientações, indo do sofisticado, ao moderno, até o comfy, com ar provençal e retrô. São várias as opções, e dessa forma, tem-se um projeto clássico, ousado, único, dependendo das suas escolhas. “A marcenaria com tons de cinza escuro e superfícies grandes e claras – como um tampo de bancada em quartzo branco, ou um bege-areia, por exemplo, é um jogo de design que funciona e pode construir ambientes com muita personalidade”, sugere.

O cinza e seus contrastes

Neste projeto foi usado o cinza sagrado em MDF fosco nas portas e gavetas dos armários, com puxadores ocultos. Na bancada em ilha, lastras marmorizadas e as banquetas ganharam pintura texturizada e palha no encosto, material bem presente em vários espaços de projetos atuais.

Charmosa rusticidade

O charme do rústico se faz presente por meio da mesa e no material da bancada escura. O projeto desta casa de férias é um convite a um estilo despojado. Aqui, além do mobiliário, o cinza também está na geladeira e fogão, criando uma harmonia na decoração. O verde musgo aveludado nas cadeiras completam a composição dessa cozinha aconchegante.

Monocromia

Conforme Priscila, também é possível optar por combinações monocromáticas, como o caso desse projeto em que móveis, eletrodomésticos e piso apresentam variações do cinza. “O cinza utilizado como ponto focal e com claras referências industriais nesse ambiente comprova aquela máxima: menos é mais”, conclui.

Outras vantagens de usar cinza

Para além da estética (que fica realmente bonita!), utilizar os tons de cinza na decoração da cozinha ainda tem uma outra vantagem bem importante: o custo-benefício. Isso porque, segundo uma pesquisa realizada pela plataforma global de imóveis Zillow em 2023, as propriedades com ambientes em que a cor cinza é predominante em paredes e móveis tendem a ter um valor mais elevado de mercado. Portanto, se sua intenção é, não apenas, criar um ambiente visualmente bonito, mas também pensar no futuro, optar pelo cinza pode ser uma ótima escolha.

Em @likemagazinebr, você fica por dentro de diferentes assuntos. Nos siga!

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *