Decoração

Cozinhas brancas com ilha: tendência que une estilo e praticidade

Estabelecer um modelo específico de cozinha e cores não é tão simples. Sempre dependerá do estilo da moradia, do gosto pessoal e da frequência de uso. São várias questões que devem ser consideradas. Mas, a funcionalidade vem sendo um dos requisitos principais na decoração contemporânea, e por isso a ilha na cozinha ganha destaque na decoração, apresentando diversas vantagens. Entre as opções, as cozinhas brancas com ilha tornaram-se um dos símbolos do design contemporâneo, combinando elegância, praticidade e um ambiente claro e arejado.

Já conhece o podcast da Like Magazine? Ouça no Spotify

Branco é atemporal

A cor branca remete à pureza e tranquilidade, é perfeita para criar uma sensação de espaço e luz, principalmente em ambientes integrados. Sobretudo, é uma cor que permite combinações diversas de estilos e cores, e ainda tem o poder de deixar os espaços mais amplos. Assim, é uma boa escolha para cozinhas pequenas, por exemplo. Mas, a cozinha branca não precisa ser necessariamente totalmente nessa cor. Você pode misturar tons para criar uma estética encantadora e original.

A ilha como elemento de destaque

Posicionada no centro da cozinha, a ilha desempenha um papel importante não só na estética, mas especialmente na funcionalidade. Ela pode servir como uma área multifuncional: desde a preparação de alimentos, espaço para refeições rápidas e até local para socializar enquanto se cozinha. Dessa forma, a rotina no ambiente torna-se bem mais prática. Outro ponto a favor da ilha na cozinha é a praticidade no armazenamento de itens, louças e até eletrodomésticos. Diferentes designs, com gavetas, portas e prateleiras possibilitam uma organização contínua.

Que materiais combinam com a ilha?

A escolha de materiais para a ilha da cozinha branca deve complementar o tom minimalista, criando um visual clean e sofisticado. Veja quatro materiais para implementar na ilha.

Granito

Com preço acessível, o granito é a pedra natural mais usada para as bancadas de cozinha e também pode ser utilizado para o tampo da ilha. Além da vantagem do custo, resiste a impactos, altas temperaturas e água, está disponível em grande variedade de cores e padrões, e tem manutenção simples. Mas, para garantir mais durabilidade, é preciso fazer a impermeabilização do granito.

Mármore

Material atemporal, o mármore carrega a característica da sofisticação e elegância. Porém, requer mais cuidados, sendo mais fácil de manchar com os produtos de limpeza, assim como arranhões. Aliás, também precisa de impermeabilização regular. Não é resistente a ácidos. Tem custo mais alto que o granito e é indicado para cozinhas que não tenham tanta movimentação. A textura e a cor branca formam uma combinação elegante e moderna. Já, o mármore escuro, também é igualmente sofisticado, e traz um contraste interessante para a cozinha, por exemplo.

Quartzo

É mais resistente a manchas, arranhões, impactos e calor. Por ser um material não poroso, é antibacteriano e bastante fácil de limpar. É mais caro em comparação com o granito, por exemplo.

Madeira

Para quem deseja um toque de contraste, a bancada em madeira com os veios naturais pode trazer um equilíbrio de materiais e estética. Além de conferir uma aparência calorosa para a cozinha, você pode usar o material em toda a ilha. O custo é menor do que o mármore, granito ou quartzo, por exemplo. Embora seja uma opção que contribua para a estética da cozinha, há algumas ressalvas quanto à baixa resistência à umidade, calor e desgaste.

Dessa forma, a indicação é fazer antes a impermeabilização do material com produtos específicos. Mesmo com o tratamento, a madeira precisa ser higienizada de forma correta para não acumular fungos e bactérias. Outro detalhe a ser considerado quanto à madeira, é a necessidade de tratamento contínuo para evitar que cupins e outros insetos a danifiquem.

Beleza e versatilidade

Além da estética impecável, a cozinha branca com ilha oferece versatilidade. Isso porque os eletrodomésticos em aço inoxidável ou preto criam pontos focais elegantes, enquanto acessórios em cores vibrantes ou texturas naturais, como luminárias em cobre ou cestos de fibras naturais, adicionam personalidade ao espaço. Um detalhe que pode fazer ainda mais a diferença na sua cozinha com ilha é ter pendentes acima da bancada da ilha. É uma forma de trazer destaque para a peça e promover mais iluminação no local. Em resumo, investir em uma cozinha branca com ilha é a escolha ideal para quem busca um espaço atemporal e funcional, que promove a convivência sem abrir mão da beleza.

Em @likemagazinebr confira muito mais sobre decoração, bem-estar, moda, beleza e outras novidades.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *