A madeira é um dos materiais que, quase sempre, integra os projetos de arquitetura e design de interiores. Por sua versatilidade de uso e variedade, é um material atemporal, garantindo qualidade, modernidade e durabilidade no mobiliário e itens decorativos. Assim como em outros setores surgem tendências, na decoração não é diferente, inclusive quando o tema é a escolha da madeira para projetos residenciais ou corporativos. Para 2024, a aposta dos arquitetos e indústrias é a mescla de tons, com destaque para quatro novas tonalidades: Shou Sugi Ban, Marfim, Pecan Cinza e Freijó.
Ouça a Like Magazine no Spotify.
Saiba mais sobre cada novo tom de madeira
Shou Sugi Ban – Com coloração negra, essa tonalidade é inspirada na técnica de carbonização da madeira, bastante usada em revestimentos no Japão. A madeira negra vem se popularizando, por sua estética e qualidade. Para a indústria de concretos arquitetônicos Castelatto é uma aposta. Com o intuito de inserir essa nuance no mercado, a empresa desenvolveu uma linha de revestimentos a partir de pesquisas e estudos realizados após a vinda de um japonês especialista na técnica. A linha denominada Shou Sugi Ban traz fielmente as características da madeira oriental para o Brasil.
Marfim – As madeiras claras ainda ganham mais destaque para quem pretende comprar um imóvel já mobiliado. A afirmação é de Karla Maluf, sócia empresária da imobiliária, Agulha no Celeiro. “Principalmente no mercado de alto padrão, percebemos que casas e apartamentos que trazem cores mais claras, como o marfim, na maioria, vendem mais fácil”, destaca.
Pecan Cinza – Os tons acinzentados seguem a tendência e inspirações do design industrial e escandinavo. Conforme o CEO da construtora e incorporadora Alumbra, Alex Sales, as variações de cinza compõem bem o design e arquitetura contemporânea. “Aplicamos bem madeiras acinzentadas em pisos, revestimentos e até mesmo na personalização que o cliente contrata, que inclui os mobiliários”, afirma.
Freijó – Essa tonalidade tem um padrão clássico, fazendo perfeita harmonia com estilos atemporais e sofisticados. Segundo a indústria de mobiliários de alto padrão Evviva, esse é um dos principais padrões solicitados para projetos residenciais.