Em suas múltiplas variações e possibilidades, o design de interiores também projeta ideias de decoração que mesclam características e elementos de estilos. Às vezes dá muito certo. É o caso do estilo japandi, que une o minimalismo japonês com a elegância e o design funcional escandinavo.
Antes de tudo, saiba que o conceito não é bem uma novidade. Por volta de 2018/2019, o estilo japandi ganhou destaque na Europa, chegando ao Brasil em 2021. A tendência se popularizou e agora novamente está entre os estilos mais procurados para a decoração do lar por evocar calmaria, comodidade, simplicidade, e mais do que tudo, funcionalidade.
Já escutou o podcast da Like Magazine? Confira o Like 103.3 no Spotify.
Saiba mais sobra a tendência do japandi
Adotar o japandi na decoração é quase como uma filosofia de vida, pois é uma estética que prioriza a vivência prazerosa no lar. Entre os objetivos principais do estilo japandi está a busca equilibrada do conforto, design minimalista e presença moderada de elementos como objetos, cores e mobiliário. O estilo tem características bem marcantes, e se você ficou curioso ou deseja implementar essa decoração em casa, confira como aplicar o lifestyle japandi, e saiba que a tendência está em todos os cômodos.
Suavidade nas cores
A escolha criteriosa das cores é muito presente na decoração japandi. Em qualquer ambiente que aplica a tendência você perceberá a predominância das cores neutras, como o branco, bege, off white, areia e cinza. São cores que trazem a sensação de relaxamento e são usadas não somente na pintura das paredes, como também no mobiliário e itens decorativos. Tudo converge para uma perfeita harmonização estética.
Matérias-primas naturais
A beleza estética do japandi está na implementação de móveis e objetos produzidos com materiais naturais. Dessa forma, a madeira é uma das protagonistas nesse estilo de decoração. A marcenaria privilegia as linhas limpas e minimalistas no design dos móveis. Outros materiais como bambu, fibras, vime, palhas, pedra, tecidos naturais sem estampas como linho, plantas e cerâmicas também marcam presença na estética.
Fluidez e funcionalidade nos ambientes
Para garantir e evidenciar o conforto, a funcionalidade e a beleza, o estilo japandi preza pela ideia inserção de mobiliário reduzido. Ou seja, são usados móveis práticos e funcionais, alguns muito próximos ao chão como camas, sofás, bancos e mesas, como referência da decoração oriental, principalmente a japonesa. A fluidez é obtida por meio da disposição estratégica dos móveis e integração de espaços.
Iluminação natural
Neste conceito pela busca do conforto, a iluminação é um fator fundamental na ambientação. Sendo assim, prioriza-se a iluminação natural com grandes janelas e aberturas em vidro, por exemplo. Mas, não se pode esquecer da noite, e para conseguir também o aconchego noturno, o ideal é instalar luzes indiretas, que proporcionam a sensação de desaceleração antes de dormir.
Discreta decoração
A ideia geral do japandi é quanto menos informação, melhor. Assim, do mesmo modo que são dispostos móveis necessários, a decoração segue com a mesma ideia. Por isso, usa-se objetos que sejam realmente úteis. Isso, além de trazer um descanso para o olhar, também contribui para que você saiba rapidamente onde está guardado cada item.
Vivacidade com plantas
Inserir plantas nos ambientes também é um fator importante no estilo japandi, pois adiciona cor, vida e ainda trazem a conexão com a natureza para o lar. Para isso, aposte nas plantas com grandes folhas e de coloração verde.
Espaço em ordem
Uma das particularidade do japandi é pensar na organização do ambiente. Isso é fundamental para deixar a casa convidativa e aconchegante. Por isso, os espaços deve estar em ordem, limpos, sem itens desnecessários. Afinal, é super prazeroso ver cada coisa no seu devido lugar, não é mesmo?
Por fim, o japandi é um dos estilos cada vez mais procurados por quem deseja realmente sentir e vivenciar o bem-estar com uma decoração que privilegia ambientes serenos e harmoniosos.
Em @likemagazinebr você confere muitas outras novidades.