Decoração

Confira 7 dicas para decorar apartamento com plantas

A primavera chegou, e agora, mais do que nunca, é hora de incorporar plantas no interior do lar. Além de trazer mais vida, deixar os ambientes mais frescos, elas também melhoram a qualidade do ar. E se você pensa que plantas combinam somente em casas, te mostramos que elas compõem bem apartamentos, e há diversas formas de incluí-las na sua decoração. Confira as dicas abaixo e saiba também como cuidar das suas espécies para mantê-las saudáveis por mais tempo.

Ouça a Like Magazine no Spotify

1 – Tamanho de espaço não é problema

Para quem tem vontade de ter um cantinho verde, mas acha que seu apartamento é pequeno, fique tranquilo: espaços compactos também podem ganhar destaque com as plantas. Sendo assim, a Yamamura – que atua com soluções para iluminação – traz dicas práticas para inseri-las em apartamentos.

Neste caso, o primeiro cuidado é optar por plantas que alcancem medidas moderadas. Portanto, pergunte na floricultura e casas de jardinagem o tamanho máximo que pode chegar a sua planta escolhida. Com inúmeras espécies, certamente você terá muitas possibilidades que se adequem ao seu lar. Outro detalhe importante é também se informar sobre a necessidade da frequência das podas.

2 – Onde colocar as plantas no apartamento?

As plantas combinam com diferentes ambientes. Da sala de estar à lavanderia, é possível criar uma decoração atrativa com espécies variadas. Para fazer o melhor aproveitamento de cada área, considere os vasos suspensos para a parede e teto, e os suportes de madeira ou metal. As prateleiras também são itens que asseguram uma estética organizada, sendo ótimas opções para receber suas plantas. Uma ideia prática e que deixa o ambiente harmonizado esteticamente é planejar um jardim vertical.

3 – Como escolher a planta?

Se você passa boa parte do tempo fora de casa, então saiba que é fundamental fazer escolhas assertivas. Por isso, a indicação é comprar e ter plantas de fácil manutenção e que não necessitem tantos cuidados. Opte por espécies que precisem de baixa frequência de regas, por exemplo, e que se adaptem à luz e sombra.

4 – Atenção aos vasos e suportes

Não basta escolher a planta mais bonita da floricultura. Outros detalhes também importam e trazem mais destaque para a decoração. Assim, certifique-se quais tipos de vasos e suportes são mais adequados para a espécie que você escolheu. Esse é um cuidado que vai impactar no desenvolvimento saudável da planta.

5 – Mix decorativo

Diversas espécies de plantas se adaptam, crescem e se desenvolvem bem em apartamentos. Então, é interessante compor um mix de plantas, até mesmo para criar uma estética visual atrativa. Aposte nos lírios da paz, jiboias, begônias, suculentas, mini roseiras e cactos, zamioculcas, avencas, peperômias.

6 – Luz natural

Nas áreas internas, deixe as plantas próximas a janelas ou áreas abertas com mais luminosidade. Mas, é preciso ter atenção às necessidades de água e luz de cada espécie. Isso é fator primordial para que elas se mantenham bonitas e saudáveis. Já, se o apartamento tem varanda, não deixe de explorar e cultivar plantas nesse cenário.

7 – Iluminação noturna

Também é importante considerar como fica o espaço em que a planta está durante a noite. Isso porque determinados tipos de luzes artificiais podem prejudicar as folhas e pétalas quando estão muito perto. Assim, uma dica é utilizar luzes de LED, pois é mais sustentável e não emitem calor.

Alguns tipos de luminárias podem ficar mais próximas das plantas sem danificá-las. Opte por spots no teto ou em trilhos. Pequenos plafons com lâmpadas mini dicroicas ou AR-70 contribuem para uma decoração mais clean. Além de agregar valor à decoração, as luminárias de piso, de mesa e pendentes também são recomendadas para uso junto às plantas. Um detalhe que pode ser observado ao escolher a iluminação artificial é aderir às luzes que promovam suavidade e acolhimento. Portanto, aposte nas luzes com temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K).

Uma dica extra é sempre verificar o Índice de Reprodução de Cor (IRC) da lâmpada que ficará perto da planta. Esse cuidado garante que não haja variação de tons conforme a iluminação do espaço. Saiba que quanto mais próximo de 100, mais fiel a cor será representada. Mas, os produtos com IRC acima de 80 já apresentam ótima qualidade.

Siga a @likemagazinebr e acompanhe todas as tendências.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *