Decoração

Confira 4 soluções que fazem a diferença nos banheiros pequenos

Projetar móveis para banheiros pequenos exige um olhar cuidadoso para o aproveitamento do espaço e a funcionalidade de cada elemento.

Publicado em: 07/09/2024 10:16

Atualmente, apartamentos pequenos se tornaram uma realidade crescente, e os banheiros não fogem a essa tendência. A limitação de espaço exige um planejamento cuidadoso do layout para garantir conforto e amplitude. Cada centímetro conta, e é preciso buscar soluções inteligentes que combinem funcionalidade e estilo.

Para isso, a arquiteta Karina Alonso, sócia da SCA Jardim Europa, afirma que a definição do layout, dos acabamentos e da distribuição de iluminação são etapas essenciais para otimizar o ambiente. Mas, ela indica dois elementos que são os principais cuidados na hora de planejar o banheiro: a marcenaria e o mobiliário. “Antes de tudo, precisamos compreender o espaço existente. Quais elementos são indispensáveis e quais são descartáveis? Qual layout é capaz de proporcionar maior conforto?”, afirma.

Já escutou a Like Magazine no Spotify?

1 – Escolha das cores: amplie o espaço com tons claros

Para banheiros pequenos, Karina recomenda o uso de cores claras e neutras, como branco e bege. Essas tonalidades refletem a luz natural, proporcionando uma sensação de amplitude e tornando o ambiente mais arejado. As cores claras também transmitem tranquilidade e limpeza, ideais para um espaço como o banheiro.

Banheiro proposto pela designer de interiores Rose Diani, executado pela SCA Jardim Europa

No entanto, para quem deseja ousar, as cores escuras também podem ser uma opção, desde que utilizadas com atenção. Uma paleta mais escura requer uma boa iluminação, tanto natural quanto artificial, para evitar que o espaço pareça menor. O segredo está no equilíbrio: combine tons escuros com detalhes claros, como molduras, tecidos e acessórios. Assim, você terá um banheiro visualmente mais harmônico.

Projeto da arquiteta Patricia Cillo, móveis executados pela SCA Jardim Europa
Projeto da arquiteta Patricia Cillo, móveis executados pela SCA Jardim Europa

2 – Espelhos: elementos essenciais para ampliar o ambiente

Já falamos por aqui que espelhos são elementos indispensáveis no lar. Em banheiros pequenos, eles ganham ainda mais importância. Além de sua função prática, os espelhos garantem profundidade e fazem o ambiente parecer maior. Segundo Karina, a posição ideal para espelhos é na mesma parede da bancada sobre a cuba. Porém, em espaços com redução de medidas, incorporar espelhos grandes é uma forma eficaz para obter mais luz e a sensação de amplitude.

Uma solução que alia estética e funcionalidade é o uso de armários suspensos com portas espelhadas. Dessa forma, é possível ter tanto o espelho quanto o espaço de armazenamento adicional, otimizando o ambiente.

Projeto da arquiteta Patricia Cillo apostou na estética retrô

3 – Móveis sob medida: maximizando o espaço disponível

A marcenaria sob medida é a chave para aproveitar cada centímetro do banheiro. Com móveis personalizados e funcionais, como armários, gabinetes e prateleiras, é possível adaptar o mobiliário ao espaço existente, maximizando o armazenamento sem comprometer a circulação. Uma forma prática de conseguir isso é usando o espaço vertical. Assim, a arquiteta Karina recomenda o uso de armários suspensos, nichos e prateleiras nas paredes para liberar o espaço no piso e manter o ambiente organizado. Além disso, a integração de LEDs embutidos nos móveis pode criar um efeito estético agradável, tornando o espaço mais acolhedor e moderno.

Nesse projeto, por exemplo, executado pelo pelo escritório Cipriano Paffi, a pia foi posta no lado de fora do banheiro, e a SCA Jardim Europa criou nichos e gavetas do piso ao teto.

Projeto do escritório Cipriano Paffi, com criação de nichos e gavetas pela SCA Jardim Europa
Parte do box com prateleiras
Banheiro com box de vidro azul-claro

4 – Puxadores estratégicos: foco nos pequenos detalhes

Embora pareçam detalhes triviais, os puxadores dos móveis também têm impacto significativo em banheiros pequenos. Puxadores clássicos podem ocupar espaço e atrapalhar a circulação. Sendo assim, Karina sugere o uso de puxadores embutidos, como o puxador cava, ou sistemas de fecho-toque (nova tendência), que dispensam puxadores e permitem abrir e fechar os armários com um simples clique. Além disso, essa escolha contribui para um visual mais clean e otimiza o espaço disponível.

Projeto da arquiteta Marí Aní Oglouyan, sem puxadores à mostra
Projeto da arquiteta Marí Aní Oglouyan, sem puxadores à mostra
Projeto da arquiteta Marí Aní Oglouyan
Lavabo com painel ripado, projeto da arquiteta Marí Aní Oglouyan

Siga a @likemagazinebr no Instagram e fique por dentro das tendências e novidades.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Decoração
Matérias Relacionadas