Decoração

Como organizar a bancada da cozinha? Veja 5 dicas

A organização é a chave para quem sonha com um cômodo funcional; a seguir, descubra como organizar a bancada da cozinha

Publicado em: 09/10/2024 14:47
Última atualização: 22/10/2024 17:59

Manter a bancada organizada não é apenas uma questão estética, mas funcional. Ter os itens certos à mão facilita a rotina do lar e torna os momentos de preparo das refeições mais leves e fáceis. Para isso, inevitavelmente, é preciso considerar como as coisas funcionam por aí. No entanto, algumas dicas gerais costumam ajudar e, hoje, selecionei as principais. Então, veja a seguir como organizar a bancada da cozinha!

5 dicas de como organizar a bancada da cozinha

A bancada precisa ter itens que façam sentido. Este é o primeiro ponto a ser considerado — e um dos mais importantes. Remova eletrodomésticos e objetos pouco utilizados e que ocupem um grande espaço. Se todos os dias você utiliza o liquidificador e a torradeira, por exemplo, é interessante deixá-los à mão ou, ao menos, em um armário privilegiado. Em contrapartida, se raramente é necessário usar a air fryer, é mais prudente armazená-la fora da bancada.

Crie cestas com itens importantes. Pense: diariamente, você pega a xícara, a colher, o café, a cafeteira e o açúcar em armários e gavetas diferentes. Depois, tem o trabalho de retornar cada um deles para o seu devido lugar. É possível eliminar essa tarefa do dia a dia, adicionando uma bandeja com os elementos usados neste momento. Por aqui, me adaptei melhor com um cesto que reúne ingredientes dos lanches feitos pela manhã e o café. A organização melhorou muito!

Importante: a dica também é útil para quem quer implementar novos hábitos, como melhorar a ingestão de frutas. Facilite o acesso ao que precisa ser visto e consumido! Vale apostar em torres de bandeja, cestos de vime ou fruteiras, por exemplo.

Quer seguir com a Like Magazine no Spotfiy? Então ouça o podcast Like 103.3!

O escorredor não deve funcionar como armário. Evite deixar as louças na bancada por muito tempo. Uma maneira de começar a colocar o novo hábito em prática é guardar ao menos as peças maiores, como refratários e panelas.

Na pia, menos é mais. Então, invista em um dispenser de detergente com esponja que seja neutro e funcional. Opções fixadas na parte interna da pia também evitam o aspecto de bagunça. Não esqueça de considerar um espaço para o rodo de limpeza.

Escolha seu lado: porta-utensílios, gaveta ou barra de metal. Conchas, escumadeiras e colheres de servir são talheres mais complexos de serem armazenados, então é preciso considerar a melhor opção para a sua realidade. As três alternativas são as mais comuns e não há resposta certa. Não esqueça: escolher bons organizadores faz toda diferença.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Decoração
Matérias Relacionadas