Em alguns empreendimentos é bastante comum que os dormitórios disponham de metragem reduzida. Por isso, criatividade e soluções de arquitetura de interiores são fundamentais para otimizar layouts de quartos pequenos. De acordo com a arquiteta Marina Carvalho, outros fatores importantes são o posicionamento inteligente do mobiliário e a projeção do ambiente para atender as demandas dos moradores, priorizando a harmonia e beleza visual.
Na décor, a especialista recomenda iluminação natural e móveis alinhados. Em relação às cores, indica paletas claras e neutras, limitando o uso de até três tons para evitar a saturação. Se for aplicar contraste, a orientação é apostar em pequenos pontos, como cortinas, enxoval, artigos decorativos e tapetes. A profissional ainda explica que o tamanho do cômodo não impede um espaço arejado e confortável. Basta analisar as dimensões para valorizar e aproveitar cada centímetro com eficiência. “É inviável planejar sem seguir, à risca, as metragens disponíveis.”
A fim de melhorar a sensação de aperto, ela indica deixar um espaçamento de, no mínimo, 50 centímetros nas laterais da cama e optar por objetos menores no local. “Peças desproporcionais resultam na percepção de um ambiente ainda menor”, argumenta.