Decoração

Como adicionar cor nas paredes de forma criativa

Mais do que representar o conforto estético, a decoração de interiores carrega também a expressão da personalidade dos moradores da casa ou apartamento. E nisso, as cores têm papel fundamental. Além influenciar na composição estética, as cores induzem ao estado de espírito e a atmosfera do lar, refletindo diretamente no bem-estar humano.

No universo da decoração é importante compreender a significativa contribuição das cores para a construção de um cenário que vai além das paredes, alcançando a essência de quem o habita. Por mais que as paletas de cores e tons neutros sejam atemporais, clássicas e modernas, as cores trazem alegria e vitalidade para a casa. Além dos objetos escolhidos de forma cuidadosa, as cores nas paredes podem ser aplicadas de diferentes formas, compondo espaços ricos e originais. Abaixo, selecionamos inspirações que quebram os paradigmas daquilo que conhecemos como pintura tradicional nas paredes. Veja ideias criativas para inserir cor nas paredes.

Já conferiu o Like 103.3? O programa diário da Like Magazine traz temas atuais do entretenimento, comportamento e outros.

Aposte nas pinturas diferenciadas

Em formas orgânicas, figuras geométricas ou linhas retas, as pinturas nas paredes e teto proporcionam destaque aos ambientes, servem até como delimitação de espaços. Uma simples parede pode ganhar uma nova cara com um ponto de cor.

Pinturas orgânicas

Criar formas orgânicas na parede pode ser uma maneira incrível de personalizar e dar um toque único ao ambiente. Nos tons terrosos e pastel trazem a sensação de acolhimento e local agradável. Quando se busca referências na internet, muitas opções aparecem nessas cores. Mas, nada impede você de misturar cores, flores e traços. Aliás, neste ano quatro cores serão destaque também na décor, e os tons variados de rosa também estão fazendo sucesso nas composições. Separamos algumas dicas para ajudar você a fazer sua própria pintura orgânica, no melhor estilo do it yourself (DIY), em tradução literal, faça você mesmo.

Escolha das cores

Opte por cores que complementem a paleta existente no ambiente ou que destaquem a forma orgânica escolhida. Considere tons que criem um contraste interessante com a cor geral das paredes.

Desenho e planejamento

Antes de tudo, é bom fazer o esboço do desenho que deseja pintar, sejam círculos, flores, folhas, etc. Faça os traços com lápis ou giz na parede. Isso ajuda a ter uma ideia clara do que você quer criar. Uma opção prática é também projetar na parede a imagem desejada, e assim você faz o desenho por cima. Ou ainda considere usar stencils ou moldes, eles existem em várias formas e facilitam na hora de desenhar e pintar.

Faça um teste – Primeiramente, antes de começar a pintura principal, teste suas ideias em uma pequena área para garantir que você esteja satisfeito com as cores e o design.

Formas livres e abstratas – Muitas vezes as formas orgânicas não seguem padrões rígidos, então permita-se experimentar com linhas curvas, espirais e formas livres.

Pincéis e técnicas – Escolha pincéis adequados para o tamanho e a forma da sua pintura. Experimente diferentes técnicas, como pinceladas suaves para criar bordas ou esponjas para texturas interessantes.

Camadas e sobreposição – Para criar profundidade na pintura, adicione camadas de cores. Isso pode ser alcançado pintando uma forma e, depois de seca, adicionando camadas ou sobrepondo outras formas.

Não tenha pressa – Pintar formas orgânicas exige paciência. Portanto, faça com calma e espere que cada camada de cor seque completamente antes de adicionar outra.

Acabamento – Ao finalizar a pintura, avalie se é necessário aplicar um selante ou verniz para proteger e preservar a arte.

Pinturas geométricas

Da mesma forma que é preciso ser paciente para fazer as pinturas orgânicas, as geométricas também devem ser feitas sem pressa. Assim, você obterá um resultado de acordo com o que imagina.

Para fazer a pintura geométrica, se você busca um design mais simétrico, use fita adesiva para delinear as formas e manter as linhas limpas. Lembre-se de que a criatividade é fundamental. Então, ouse ao desenhar as linhas e ao combinar cores. Você pode usar, por exemplo, duas cores na mesma tonalidade, ou misturar cores intensas, como o azul e o amarelo (foto).

Pinturas em blocos

Técnica bastante utilizada atualmente, a pintura em blocos ou caixas cria a ideia de setorização de espaços. Dessa forma, normalmente a pintura nesse estilo é incorporada em uma ou mais paredes, indo até uma parte do teto ou do móvel. Assim, cria-se a ilusão de um canto, caixa, parecendo ser outro espaço. Vale lembrar que nesse formato você pode usar tintas de cores claras, neutras, mas também as de tons vibrantes (essas são as minhas preferidas, pois realmente trazem diferença e novidade para o cômodo).

Experimente também experimentar o estilo da pintura no corredor ou no hall de entrada. Com essas dicas, você certamente terá uma decoração diferente, personalizada e moderna na sua casa.

No Instagram da Like Magazine você encontra uma grande variedade de outros conteúdos. Siga-nos!

Para ler mais conteúdos de decoração, clique aqui.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *