Decoração
Closet: esclareça 13 dúvidas e veja dicas essenciais
Closets oferecem espaços extras para que roupas, sapatos e acessórios fiquem arrumados, sem sobrecarregar o ambiente de dormir. Confira dicas.
Última atualização: 29/10/2024 15:46
Ao mudar para um novo lar, projetar um closet é uma oportunidade única de organizar o guarda-roupa e itens de forma prática e personalizada. Anexo ao dormitório, o closet oferece um espaço para que roupas, sapatos e acessórios fiquem arrumados, sem sobrecarregar o ambiente de dormir. No entanto, para muitas pessoas, ter um closet deixa mais dúvidas do que certezas.
Sendo assim, a arquiteta Karina Alonso, e sócia da loja SCA Jardim Europa, afirma que entender os gostos pessoais é o ponto de partida para definir um closet que atenda às necessidades do morador. “Nesses momentos, o morador precisa ser um livro aberto para compartilhar hábitos, preferências sobre como gosta de guardar suas peças e quais itens são prioridades para ele, entre outros detalhes”, destaca. Para te ajudar nessa decisão de investir ou não em um closet, Karina responde a algumas das principais dúvidas sobre o tema, confira.
Ouça a Like Magazine no Spotify
1 – O que é essencial em um closet?
Ter um espelho é essencial no banheiro, no quarto e também no closet. Portanto, inclua um espelho de corpo inteiro (se as portas não forem espelhadas), nichos para sapatos, gavetas para acessórios e, no closet feminino, não esqueça do espaço para bolsas e maquiagem.
2 – Qual é a disposição ideal?
O layout do closet deve simplificar o acesso às peças mais usadas. Por exemplo, instale as araras na altura dos olhos e as prateleiras superiores são opções recomendadas para guardar as malas.
3 – Closet masculino e feminino têm diferenças?
A resposta é sim! Isso porque cada morador tem necessidades específicas. Homens tendem a precisar de gavetas para bonés, cintos e gravatas, enquanto as mulheres precisam de espaços para bolsas e vestidos longos. Então é preciso considerar o que cada pessoa precisa. Neste projeto do escritório Macedo e Covolo, a marcenaria foi determinante para garantir que as alas feminina e masculina do closet tenham espaços para todos os elementos. Além disso, o closet é separado por um corredor.
4 – Que medidas deve ter um closet?
Um projeto sob medida é o mais indicado, pois permite otimizar espaço. Mas, de forma geral, Karina sugere altura de 1,40 m e 1,60 m para vestidos, e entre 90 cm e 1,10 m para camisas, saias e calças dobradas. Já, as gavetas devem ter entre 10 cm e 15 cm para roupas íntimas e acessórios. Para guardar roupas dobradas, a indicação é de uma altura maior, em torno de 18 cm e largura de, pelo menos, 25 cm. Nas prateleiras para sapatos, priorize espaços com altura de 12 cm a 20 cm.
5 – Como deve ser a iluminação?
Pense a iluminação com atenção, isso facilitará na escolha das roupas. Por isso, vale investir em spots direcionados e espelhos com luz de perímetro. Neste closet assinado pelo escritório Traço68 Arquitetura + Design e elaborado pela SCA Jardim Europa, o projeto luminotécnico usou spots e LEDs direcionados para nichos e prateleiras.
6 – Vale investir em um walk-in closet?
O walk-in closet fica em outro cômodo, onde o morador pode circular livremente, sendo possível adicionar mais mobiliário como pufe, penteadeira ou ilha. Se faz parte dos seus sonhos de consumo, então vale o investimento.
7 – É possível ter um closet em um quarto pequeno?
Sim, é possível ajustar o layout, aproveitando um quarto extra ou reduzindo o espaço de outras áreas.
8 – Closet aberto ou fechado?
Tanto a opção de closet fechada como aberta oferece prós e contras. A versão aberta deixa à vista todos os itens, porém exige mais organização para manter a estética harmônica. O closet fechado ajuda a manter a privacidade, além de ser uma opção mais viável se você é do tipo de pessoa que, às vezes, excede na bagunça.
Para quem gosta das duas ideias, há modelos que unem ambas as propostas. Construído em marcenaria e serralheria, esse closet mantém a estética moderna, evidenciada pelo acabamento em vidro.
9 – É melhor ter porta de vidro ou espelho?
A arquiteta Karina destaca que o espelho é um item importante no closet. Mas, em espaços compactos vale considerar o uso de portas espelhadas. Assim, o morador pode se ver de diferentes ângulos.
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine
10 – É necessário ter uma ilha?
Em closets amplos, a ilha pode ser uma solução elegante e prática, especialmente para armazenar joias e acessórios. Nesse caso, a indicação é colocar um tampo de vidro para enxergar facilmente os itens. Com uma marcenaria planejada, é possível ter gavetas e compartimentos menores, que facilitam para deixar tudo em ordem e no seu devido lugar, como relógios e peças íntimas. Vale destacar que a ilha é um elemento bastante útil nos closets femininos como nos masculinos.
11 – O closet deve ter penteadeira?
Para quem gosta de se maquiar, é interessante considerar uma penteadeira para o closet. É uma forma de deixar tudo no mesmo espaço. Mas, Karina destaca que o espaço de maquiagem é mais indicado para um closet walk-in, por ser maior.
12 – Vale inserir um pufe?
Especialmente no walk-in closet, o pufe é um elemento importante, e pode ser usado para calçar os sapatos de forma confortável. “O ideal é que ele fique no centro para propiciar uma visão 360° do look”, afirma a arquiteta. Além, disso o pufe não atrapalha a circulação, podendo ser movido de lugar facilmente.
13 – Como organizar os sapatos?
“Nichos individuais com divisórias são boas pedidas para deixar os pares juntos e organizados e, para eliminar o acúmulo de poeira, podemos sugerir uma porta de vidro para proteger”, indica Karina. Na casa da jornalista Mari Palma (fotos abaixo), a arquiteta Ana Rozenblit, do escritório Spaço Interior, criou uma sapateira com trilhos que facilitam a mobilidade das prateleiras, além de uma iluminação que valoriza os itens.
Siga a Like Magazine no Instagram e acompanhe todas as novidades.
Leia também:
- Você sabe qual deve ser a frequência da lavagem nas roupas de cama?
- Veja 5 dicas de limpeza e organização para quem mora sozinho
- Tendência: inspirações de estética de quarto floral