Engana-se quem pensa que a chapelaria é um recurso arquitetônico apenas para ambientes comerciais. Também é possível ter uma chapelaria em casa. Normalmente instalada no hall ou na entrada do lar, tem a finalidade de organizar itens, mas também contribuir com a preservação da limpeza do lar. Isso porque pode ser espaço para abrigar bolsas, casacos, também sapatos e guarda-chuvas.
Bastante comum nos filmes estrangeiros, a chapelaria pode ser um elemento com prateleiras ou diretamente na parede. Sua versatilidade inclui também cabideiros, podendo ser um espaço reservado para acomodar itens dos moradores e até mesmo de convidados. O espaço contribui para a facilidade da vida, dispondo os itens e apetrechos que nos acompanham no dia a dia ao sair e voltar para casa.
Como incluir a chapelaria em casa
Diversos projetos arquitetônicos atuais têm apostado no elemento para trazer praticidade, e até mesmo seguindo com hábitos que foram adquiridos durante a pandemia, como deixar os sapatos e roupas em local específico antes de adentrar a casa. Para quem simpatiza com o espaço, saiba que não é preciso dispor de um grande ambiente para isso. Por isso compartilhamos aqui várias opções de como montar sua chapelaria e algumas orientações, propostas por diferentes arquitetos.
Em Like 103.3 você fica por dentro dos assuntos da atualidade e pluralidade de temas. Ouça a Like Magazine no Spotify.
Chapelarias modernas e minimalistas
Embora criada no passado para guardar acessórios como chapéus de passeio, cartolas e luvas, a chapelaria foi ressignificada. Atualmente, a arquitetura de anteriores a usa como recurso para organização da vida moderna, adaptadas às necessidades e ao design contemporâneos. “E não necessariamente precisamos aplicar uma marcenaria em si. A instalação de cabideiros em formatos orgânicos já deixam a entrada super interessante”, destaca a arquiteta Ana Rozenblit, do escritório Spaço Interior.
Nos projetos abaixo, Ana Rozenblit adaptou o espaço de entrada desse apartamento de 68m2 (foto à esquerda), incluindo um conjunto de cabideiros de paredes decorativos, acompanhados por uma mesinha de apoio.
Leia mais conteúdos sobre decoração
Chapelarias com sapateira e em marcenaria
Um costume que segue entre os brasileiros é tirar os sapatos sujos antes de entrar em casa. Assim, a chapelaria ganhou outra função, a de organizar os calçados e guardar os chinelos disponíveis para uso dos moradores e visitantes.
Em projeto criado pela arquiteta Daniela Funari, do escritório Daniela Funari Arquitetura, ela compôs uma entrada personalizada mesmo em um ambiente limitado. O design em marcenaria junto ao ripado vertical trouxe praticidade com as prateleiras e gaveta.
No projeto à direita, a arquiteta Mari Milani apostou em um trio de cabideiros em pedra sabão de formas orgânicas, complementando com o design curvo da sapateira suspensa.
Décor na chapelaria
Para além da funcionalidade de organização e praticidade, a chapelaria também pode ser valorizada em sua decoração. Quando há possibilidade, os projetos podem explorar o uso de nichos e prateleiras, podendo servir para expor plantas, objetos decorativos, fotos, e suportes para chaves, sendo fixos na parede ou apresentados em pequenas bandejas.
Nesse projeto abaixo, a arquiteta Daniela Funaria projetou uma chapelaria com uso da marcenaria em ‘L’ e prateleiras iluminadas com LED embutido. Os armários superiores e inferiores utilizam portas ripadas, proporcionando que os calçados não fiquem em local fechado.
Portanto, além da facilidade que a chapelaria traz para a organização da casa, também pode ser um elemento decorativo, promovendo charme e personalidade. E você, teria uma chapelaria em casa?
Para saber mais sobre decoração, moda, beleza e outros temas, siga o Instagram da Like Magazine.