Um estudo divulgado pela WGSN, empresa especializada em pesquisa de tendências, revelou que a casa multiespécie será uma forte tendência da arquitetura e decoração em 2024. Mas, o que é exatamente a casa multiespécie? Trata-se de adaptar os espaços em que moramos para as necessidades dos seres vivos que nos acompanham diariamente no lar, ou seja, pets ou plantas.
Sabemos da importância e benefícios da interação entre humanos e animais para a saúde de ambos, e no auxílio de tratamento de doenças como depressão e ansiedade. Só quem tem um animalzinho em casa, sabe o quanto a casa fica mais alegre com a presença deles (falo por experiência própria, pois convivo com gatos e cachorros). E as plantas, além cor, trazem vivacidade e boas energias para o ambiente.
Ouça a Like Magazine no Spotify.
Paixão pelos pets
A busca por oferecer aos animais espaços mais confortáveis e melhores condições de vivência vem crescendo de forma significativa. Isso porque, tem ocorrido mudanças no perfil das famílias, e hoje a população brasileira tem mais de 139 milhões de animais de estimação. Os dados são apontados pelo Censo Pet, um levantamento do Instituto Pet Brasil realizado junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nas residências brasileiras a predominância é de cães (40 milhões), enquanto gatos são 24 milhões e peixes 19 milhões. Já os répteis e pequenos mamíferos representam 2,3 milhões de pets nas casas dos brasileiros. Um dado curioso do estudo é que 47% desses animais estão na região sudeste do país.
O retorno do Urban Jungle
Além da presença dos bichinhos no lar doce lar dos brasileiros, as plantas também ganharam evidência nos últimos tempos. Alguns anos atrás o estilo Urban Jungle se popularizou nas moradias. O conceito visava inserir um pouco de natureza nos meios urbanos, levando para dentro de casa o verde das plantas, compondo uma decoração de vitalidade e aconchego.
Com o isolamento na pandemia, as pessoas sentiram novamente essa necessidade de criar um espaço verde em seus lares. Atualmente, as plantas também representam fator importante na decoração e figuram como verdadeiras companheiras de convivência. Dessa maneira, o tema tem crescido nas redes sociais, e principalmente, reaqueceu o mercado de jardinagem e paisagismo.
Atenção às recomendações
Mesmo com grande consideração dos moradores pelos pets e plantas, é importante ressaltar que é sempre válida uma boa pesquisa antes para conceber os espaços da melhor forma possível.
Algumas plantas são tóxicas para os bichinhos, por exemplo, então pesquise e questione antes de comprá-las simplesmente pela beleza.
Além dos cuidados essenciais aos animais, vale lembrar que outros itens são necessários para manter a segurança e proteção, como telas para janelas e portas anti-fuga.
Praticidade na manutenção
Hoje, as pessoas buscam praticidade em tudo, e nessa questão de cuidados às plantas e pets não é diferente. Mas, claro, sem esquecer o senso estético. Para agradar aos animais existem até mobiliário pet friendly.
A “gatificação”, por exemplo, utiliza de estruturas instaladas junto às paredes para que os gatos se movimentem livremente. É como se fosse um playground para os felinos, e se tratando dos bichanos, eles são curiosos e adoram explorar ambientes. Então você pode apostar em esconderijos, arranhadores, e até bebedouros e comedouros apropriados para eles.
A tendência trará muitas casas com móveis e objetos com design prático e divertido ao mesmo tempo, assim como peças artesanais, como crochês e macramês. A alta demanda de procura por produtos para animais resultou no faturamento de R$ 35,8 bilhões em 2021 na indústria pet brasileira, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
Uma opção é montar estrutura junto à parede
Macramê também fará parte das tendências
Espaço verde
Para ter plantas em casa, antes de tudo, você precisa saber quais se adaptam melhor ao ambiente interno, se gostam de sol ou não, a periodicidade para regá-las.
Vitalidade com o verde
Plantas na sacada
Plantas trazem vida
Espaço verde e luz natural
As plantas podem ser suspensas
Plantas podem estar distribuídas por vários ambientes
Você não precisa criar um único espaço verde, pode dispor as plantas em diferentes cômodos, claro, respeitando a necessidade de cada uma. Há diversas formas de tê-las no lar, em vasos, suspensas, em jardim vertical. Enfim, com essas dicas você pode conferir qual estilo se adapta melhor à sua casa e aos seus cuidados.
Também pode ser um canto específico para as plantas
Aconchego e vida
Em @likemagazinebr você confere mais conteúdos sobre decoração e outros temas.
LEIA TAMBÉM: