Decoração

Box de banheiro: 5 dicas para descobrir a melhor opção

Antes visto apenas como um elemento funcional para conter a água do banho, o box de banheiro ganhou relevância nos projetos de interiores, combinando praticidade, estética e segurança. Os diferentes tipos de materiais e acabamentos permitem que, atualmente, a função do box vá além de separar o espaço do banho, assumindo o papel de refúgio para momentos de relaxamento e autocuidado.

Já escutou a Like Magazine no Spotify?

O que observar na escolha do box

Segundo o arquiteto Bruno Moraes, à frente do escritório BMA Studio, a escolha do box ideal começa pelo entendimento das necessidades e preferências do morador. Seja para atender a um casal, com a inclusão de dois chuveiros, por exemplo, ou para criar nichos personalizados para produtos de higiene, cada detalhe faz a diferença. Moraes também destaca que as preferências influenciam na definição do tipo de fechamento do box, assim como a altura e o estilo da porta. “A especificação dos revestimentos igualmente interfere na estética que buscamos imprimir ao projeto”, pontua.

Funcionalidade e acessibilidade

Na hora de definir o box, a acessibilidade é outro aspecto fundamental ao ser considerado, conforme a norma técnica NBR9050, que orienta sobre dimensões para cadeirantes e a instalação de barras de apoio. É importante destacar que idosos e pessoas com mobilidade reduzida se beneficiam de barras de apoio e revestimentos antiderrapantes, garantindo maior segurança e prevenindo quedas: “O tamanho do box deve ser adequado ao uso, seja para uma pessoa, um casal, ou até mesmo uma banheira de bebê.”

Neste projeto, por exemplo, foi instalado um banco no box, permitindo o banho sentado no caso de pessoas com dificuldade de mobilidade. Ainda que os moradores não tenham nenhuma restrição na hora do banho, Moraes afirma que é fundamental considerar as dimensões apropriadas, caso um dia seja necessário incorporar outros elementos para facilitar o banho.

Portas e vidro para o box

Quando se trata do design das portas, as opções mais comuns são as de correr e de giro. A altura pode variar da padrão, de 1,90 m, até do piso ao teto. Se você deseja ter a sensação de um SPA, a segunda opção é a mais indicada, pois retém o vapor no box. Moraes recomenda o uso de portas de vidro temperado ou laminado, devido à sua segurança e durabilidade, com espessura de 8 a 10 mm, dependendo do tamanho da porta. Para esses projetos, o arquiteto criou uma estrutura diferente, em que ambas as portas são móveis.

Revestimento interno e impermeabilização

A escolha do revestimento interno do box deve considerar a resistência à umidade. Materiais como cerâmica esmaltada, pastilhas, porcelanatos e pedras naturais, como granito e quartzito, são as opções mais indicadas. Além disso, vale a pena investir na impermeabilização adequada do piso e paredes do box. Também considere colocar silicone e rejunte nas portas do box, pois essa é uma forma de garantir a durabilidade e evitar infiltrações. Para conter a água do banho, um recurso prático é criar um pequeno desnível entre o box e o restante do banheiro.

Acabamentos e harmonia visual

Para o acabamento das portas, Moraes sugere que as ferragens sejam em alumínio com pintura eletrostática ou aço inox, ou ainda o aço galvanizado com a mesma cobertura. “Embora resistente, o aço galvanizado deve ser executado com precisão, e com a cobertura correta para evitar corrosão no contato com a umidade”, aconselha.

Para manter a harmonia visual, é recomendável combinar as ferragens do box com os metais do banheiro (torneiras e porta-toalhas), criando uma continuidade estética no ambiente. A iluminação também merece atenção especial, proporcionando tanto uma luz relaxante quanto uma mais intensa para momentos de fazer a maquiagem, por exemplo.

Acompanhe a @likemagazinebr também pelo Instagram.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *