Decoração

Boiseries: uma releitura do clássico na decoração atual

Na moda e na arquitetura há elementos clássicos que resistem ao tempo e continuam a ser reinterpretados em contextos contemporâneos. Um exemplo disso são as boiseries, molduras que seguem emoldurando paredes de diferentes estilos de interiores e provam que seu charme e elegância permanecem atemporais.

De acordo com a arquiteta Cristiane Schiavoni, especialista no uso de boiseries em projetos de interiores, esses detalhes decorativos sempre terão um lugar de destaque no design de interiores. No entanto, ela afirma que é preciso pensar em formas de ressignificar a boiserie no contexto de cada ambiente. Afinal, hoje esses elementos estão repaginados, até mesmo no tipo de material utilizado.

Ouça a Like Magazine no Spotify.

Entre o modelo clássico e o moderno

Originalmente, as boiseries eram feitas de madeira esculpida, o que conferia aos ambientes das grandes residências dos séculos passados um toque de sofisticação e requinte. Hoje, com o avanço da tecnologia, esses elementos ganharam novas versões em materiais mais acessíveis, como o poliestireno, que oferecem durabilidade e menos necessidade de manutenção. Cristiane destaca sua preferência pelo poliestireno por ser uma opção de fácil instalação e não exige pintura, dependendo da cor da parede.

Dessa forma, o desafio contemporâneo é equilibrar a riqueza de detalhes que as boiseries históricas trazem com a necessidade de um design minimalista. “Precisamos usá-las de uma forma mais limpa e sem tantos detalhes”, pontua.

Onde aplicar as boiseries?

Se antigamente, as boiseries tinham lugar de destaque nos ambientes de circulação, hoje podem ser aplicadas em praticamente qualquer ambiente da casa, até mesmo nos banheiros. “Podemos considerá-la nos dormitórios, na sala de estar, que eu adoro, no home theater, lavabos e no banheiro, visto que hoje em dia existem boiseries produzidas com materiais resistentes à umidade”, explica.

A versatilidade das boiseries permite que sejam usadas tanto em decorações clássicas quanto contemporâneas, dependendo da combinação com os móveis e acessórios. Assim, é possível adicionar sofisticação e personalidade aos ambientes de um jeito moderno.

Cuidados para valorizar a boiserie

Para criar uma harmonia entre as boiseries e a decoração atual, Cristiane sugere combiná-las com peças de arte ou mobiliários que tenham valor sentimental ou histórico. “A boiserie resgata sentimentos e, com isso, se torna um meio interessante para combinar com peças de memória afetiva ou aqueles adquiridos em leilões e lojas de antiguidades”, destaca.

A escolha das cores também desempenha um papel fundamental na composição final. Pintar a parede de uma cor e a boiserie de outra pode criar um contraste interessante, enquanto pintar ambos no mesmo tom proporciona uma continuidade visual mais sutil. “Eu sou mais adepta de acompanhar a boiserie com a cor da parede. Entretanto, esse é um viés que denota a linguagem que gosto de trazer para os projetos”, opina a arquiteta.

A importância da iluminação

Para que as boiseries se destaquem no ambiente, a iluminação adequada é essencial para valorizá-las. Assim, Cristiane recomenda o uso de luminárias ou arandelas que permitam jogos de luz e sombra, ou uma iluminação mais suave que se disperse de forma geral pela parede, valorizando a boiserie de diferentes maneiras. Vale ressaltar que a escolha da iluminação adequada pode transformar completamente a percepção do espaço, realçando o elemento decorativo de maneira sofisticada.

Acompanhe a @likemagazinebr pelo Instagram.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *