Quando se trata de organização e aproveitamento de espaço, a criatividade pode ser uma grande aliada. Com um pouco de imaginação e algumas dicas práticas, é possível transformar qualquer ambiente, independentemente do tamanho, em um espaço bem organizado e funcional. Separei algumas dicas que podem auxiliar você na implementação dessa ideia. Afinal, quem não gosta de praticidade para manter a casa em ordem? Confira!
Acompanhe a Like Magazine também pelo Instagram.
1. Aproveitamento vertical:
Prateleiras suspensas
Instale prateleiras próximas ao teto para armazenar itens que não são usados com frequência. Essas prateleiras podem ser colocadas na cozinha, no banheiro ou no quarto. Aliás, esse estilo de prateleira também serve como item de decoração.
Estantes altas
As estantes que vão do chão ao teto conseguem maximizar o espaço vertical. Assim, elas são perfeitas para livros, decoração e até para guardar caixas organizadoras.
Ganchos e suportes de parede
Use ganchos para pendurar bolsas, casacos e chaves. Na cozinha você pode pendurar utensílios como talheres e outros acessórios do dia a dia, como tábua de cortar alimentos, além de xícaras e canecas. Os suportes de parede podem segurar bicicletas, pranchas de surfe e outros itens, por exemplo.
2. Móveis multifuncionais:
Camas com gavetas
Opte por camas que tenham gavetas embutidas. Dessa forma você pode usar o espaço interno para guardar roupas de cama menos volumosas como lençóis, fronhas e colchas, além de roupas fora de estação ou brinquedos. Do mesmo modo, se a sua cama tem espaço embaixo, pode aproveitar para guardar caixas com sapatos, roupas e outros elementos.
Mesas dobráveis
Mesas que podem ser dobradas ou expandidas são ideais para espaços pequenos. Elas podem servir como escrivaninha, mesa de jantar ou área de trabalho, conforme sua necessidade. Há modelos que podem ser fixados na parede. Além de serem práticas, você pode guardar a mesa enquanto não estiver usando.
Sofás-cama
Além de oferecer um lugar extra para dormir, os sofás-cama muitas vezes têm compartimentos de armazenamento escondidos, ou seja, serve para acomodar itens maiores, como edredons, tapetes, etc.
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine
3. Armazenamento escondido:
Gavetas sob escadas
O espaço embaixo da escada muitas vezes é esquecido. Por aqui já mostramos que é possível criar várias utilidades para esse lugar. Uma delas é usar o espaço para instalar gavetas ou pequenos armários. Nesse sentido, é um lugar ideal para guardar sapatos, livros ou itens sazonais.
Pufes e bancos com armazenamento
Pufes e bancos com compartimentos internos são perfeitos para armazenar mantas, revistas ou brinquedos. Nesses dias frios também servem para guardar lenha, por exemplo. Podem ser colocados no quarto, sala de estar ou hall de entrada.
Portas com estantes
Com a instalação de estantes na parte de trás das portas é possível armazenar sapatos, produtos de limpeza ou até mesmo fazer uma despensa de alimentos.
4. Organizadores personalizados:
Divisores de gavetas
Uma forma de manter tudo em ordem nas gavetas é usar divisores. Existem vários modelos no mercado: de plástico, acrílico, tecido. Utilize-os para deixar organizadas as meias, lingerie, cuecas, pequenos acessórios, itens de cozinha e maquiagem. Se quiser, pode até fazer em casa porque é uma opção versátil e barata. Para isso, basta assistir algum tutorial prático no YouTube.
Caixas e cestos etiquetados
As caixas organizadoras e cestos ajudam a manter a ordem na casa. Assim, os brinquedos das crianças podem ser encontrados facilmente. As caixas transparentes são úteis para visualização rápida do conteúdo. Você pode guardar documentos, materiais escolares e outros papeis importantes.
Carrinhos com rodas
Eles são práticos, têm design moderno e facilitam a organização em todos os cômodos da casa. Na cozinha, use-os para armazenar utensílios e temperos, e no banheiro para produtos de higiene. No escritório guarde itens de papelaria, na sala de estar pode servir como um mini bar, acomodando as bebidas.
5. Aproveitamento de espaços subutilizados:
Atrás da porta
Utilize organizadores de porta para armazenar sapatos, produtos de limpeza ou acessórios. É um espaço frequentemente esquecido, mas muito útil.
Cantos
Ao instalar as prateleiras de canto ou outros móveis projetados para isso, você certamente aproveitará esses espaços difíceis de usar.
6. Armazenamento no quarto:
Cabeceiras com compartimentos
Assim como nos outros ambientes da casa, o quarto também precisa ter praticidade. Uma forma de obter isso é ter cabeceiras de cama com prateleiras ou compartimentos, pois são ótimas para armazenar livros, despertadores e outros itens pessoais.
Armários modulados
Invista em sistemas de armários modulados que podem ser personalizados conforme as suas necessidades de armazenamento.
7. Dicas extras para organização:
Rotatividade de itens
Para manter a casa em ordem, é sempre bom fazer uma revisão periódica dos pertences e doar ou descartar itens, roupas e calçados que não são mais utilizados. Lembre-se que, menos itens significam menos desordem. Aliás, isso contribui também para a renovação do lar e da energia.
Etiquetagem consistente
Para que os itens não se percam pela casa, uma dica é etiquetar todos os seus organizadores. Isso serve para deixar tudo ao fácil acesso, como encontrar os carregadores quando mais se precisa deles. É uma forma de facilitar a manutenção da organização.
Maximizar os espaços de armazenamento requer uma combinação de criatividade, planejamento e investimento em soluções práticas. Por isso, sempre que possível, verifique se é possível deixar a funcionalidade do lar ainda mais eficiente.
E você, usa alguma estratégia para armazenar os itens na sua casa?
Por fim, ouça a Like Magazine no Spotify