Não raras vezes, o quarto do bebê não detém metragem ampla para colocar todas as inspirações que planejamos em prática. No entanto, isso não deve ser um impeditivo para os pais que sonham com um novo cômodo no lar. Afinal, um bom espaço é feito com boas escolhas.
Mas como tomar decisões inteligentes se, ao menos no primeiro filho, a família não sabe quais preferências tem? Infelizmente, não há uma resposta certa que garanta zero arrependimento, já que nada substitui a prática. No entanto, é fundamental que os pais ou cuidadores entendam sobre as diferentes fases e dinâmicas vividas com o bebê e, como consequência, as principais necessidades da família.
Conceito, mas sem personagens
Para uma decoração que acompanhará diferentes fases da vida do filho, a sugestão é não evidenciar personagens, mas conceitos mais amplos. Vale pensar em um quarto com decoração de selva, mar ou jardim, por exemplo, ao invés de decorações maximalistas com bonecos que tendem a pesar o visual — principalmente em quartos pequenos. Para as paredes, foque em cores neutras ou em um papel de parede minimalista, por exemplo.
Considere a funcionalidade para ambos
Por alguns meses, o dormitório precisa ser funcional para os pais, mas, com o tempo, a lógica se inverte e é necessário projetar um espaço que acomode as demandas do bebê. Por isso, deixar os brinquedos ao alcance, facilitar o acesso aos livros e estimular que os pequenos criem uma rotina no cômodo estimula o desenvolvimento.
O berço com regulagem de altura e de grades — você encontra opções três em um, por exemplo — é uma das maneiras de trazer funcionalidade para toda família. Lembre-se: para os pequenos, menos é mais. Então, priorize opções verdadeiramente práticas e simples. Sempre considere o selo de segurança do Inmetro antes de comprar uma nova mobília ou acessório.
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine!
Prefira um ambiente calmo
A rotina com um bebê é, às vezes, turbulenta. Por isso, é imprescindível que o ambiente gere conforto e calmaria para a família. A iluminação adequada é a primeira etapa a ser considerada. Prefira luzes suaves e quentes. Investir em regulagem, com um dimmer, é uma saída para ampliar o leque de possibilidades. Priorize tons claros e pastel para projetar o espaço. Azul-claro, amarelo-manteiga e verde são algumas das opções que funcionam bem nas paredes e na mobília.
- Quer seguir com a Like Magazine no Spotify? Então, ouça o podcast Like 103.3!
Prateleiras são aliadas
Prateleiras auxiliam na decoração e na funcionalidade do quarto. De modo geral, elas são úteis para posicionar adornos decorativos ou itens que serão usados na rotina, mas é preciso ter alguns cuidados. Priorize modelos sem quinas pontiagudas, para evitar acidentes. Além disso, é necessário posiciona-las bem, para evitar distrações do bebê na hora de dormir, por exemplo.