Decoração

Aprenda a decorar e iluminar diferentes tipos de quartos

Embora seja uma área íntima, o quarto é uma das principais peças da casa, e assim também merece atenção à decoração para que fique exatamente com a proposta a que se destina, de ser um ambiente totalmente voltado para o relaxamento. Para isso, alguns detalhes são fundamentais, e a iluminação é um deles. Pensando nisso, a Yamamura preparou algumas dicas para deixar os quartos ainda mais acolhedores.

Ouça a Like Magazine no Spotify.

Emerson Rodrigues Projeto da arquiteta Natalia Guesso, com fitas de LED

Atente-se à temperatura de cor 

Para criar uma atmosfera acolhedora no quarto, o ideal é investir em lâmpadas com temperatura de cor branco quente (2400K a 3000K). Lâmpadas que permitem a regulagem do brilho e da temperatura de cor são especialmente úteis para ajustar a iluminação conforme a necessidade. Evite usar lâmpadas de cor branco frio (5000K a 6500K), pois elas tendem a causar agitação e podem prejudicar a qualidade do sono. Também é recomendável evitar luz direta e de alta intensidade acima da cama para não ofuscar os olhos e causar desconforto.

Emerson Rodrigues Quarto em tons terrosos, projeto da arquiteta Natalia Guesso

Luzes gerais e de apoio 

Para a iluminação geral do quarto, a luz indireta é a mais indicada. Isso pode ser obtido com plafons ou fitas de LED embutidas em sancas de gesso. Já, para a iluminação de apoio há diferentes opções: abajures, arandelas, luminárias de piso, spots com lâmpadas R-70, pendentes delicados e fitas de LED (colocadas em cortineiros ou atrás de cabeceiras) são excelentes escolhas. Esses itens não só criam um ambiente confortável para o sono, mas também oferecem um conforto visual maior, especialmente quando são compostos por cúpulas.

Emerson Rodrigues Projeto do escritório Fan Interior Design
Emerson Rodrigues Quarto de solteiro, projeto do escritório Fan Interior Design

Decoração 

A distribuição adequada dos pontos de luz, combinada com a escolha das cores e acabamentos dos móveis e revestimentos, contribui significativamente para uma iluminação eficiente. Por exemplo, tons de azul e verde nas paredes e mobiliário ajudam a estimular o relaxamento, enquanto elementos de madeira adicionam um toque de aconchego. Para quem aprecia a cromoterapia, investir em lâmpadas e fitas de LED RGB é uma ótima ideia. Dessa forma, você pode alterar as cores do ambiente conforme seu desejo.

Emerson Rodrigues Quarto com protagonismo da madeira, projeto do escritório Fan Interior Design

Espaço de trabalho e leitura 

Se você tem um cantinho de trabalho ou estudo no quarto, é importante combinar luzes difusas e diretas, permitindo o uso adequado para cada situação. Para quem gosta de ler antes de dormir, uma intensidade de luz um pouco maior é necessária. Peças com dimmer são ideais, pois permitem ajustar a luminosidade de forma a não comprometer o ambiente relaxante do quarto.

Emerson Rodrigues Espaço com home office, projeto do arquiteto Pietro Terlizzi

Gostou das dicas? Confira também como a iluminação influencia na saúde mental.

Siga a Like Magazine no Instagram e acompanhe conteúdos inéditos.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *