Decoração

8 ideias inovadoras para decorar paredes pequenas

Está mais do que provado que com criatividade e ideias legais é possível criar uma decoração alegre e aconchegante, conforme o gosto do morador, e acima de tudo, muito particular. Mas, se decorar pequenos ambientes pode ser um desafio, implementar uma inspiração original em uma parede pequena pode incentivar a criatividade. Por isso preparamos algumas sugestões para fazer a diferença no seu lar.

Ouça a Like Magazine no Spotify

1 – Paredes pequenas com pratos

A decoração com pratos não é algo novo, já se viu muito em épocas passadas. Talvez você já tenha visto esse tipo de decoração na parede de algum familiar. Para implementar essa ideia não tem mistério. Basta escolher os pratos decorativos que mais lhe agradam o olhar. Uma ideia é criar uma unidade, por exemplo, temática de flores ou mar. Ou ainda, usar pratos que tenham variações da mesma cor. Se preferir, misture pratos de cores e desenhos diferentes. Para que a parede fique ainda mais atrativa visualmente, faça a composição com pratos de tamanhos diferentes.

2 – Espelhos transformam ambientes

Espelhos são atemporais e versáteis, rendendo composições modernas, rústicas e conceituais. Além de elemento decorativo, o espelho também serve para capturar iluminação e promover amplitude no ambiente. Ou seja, é um item necessário na decoração, e você pode utilizar muito além do banheiro, lavabo, quarto e closet.

É uma ótima opção para decorar as pequenas paredes. Use um espelho único, acima de um aparador, por exemplo. Na foto da esquerda, o espelho oval complementou a decoração com os tijolinhos brancos e a sapateira em madeira natural. À direita foi montada uma galeria com espelhos. Para isso, mescle espelhos de tamanhos e molduras diferentes. E lembre-se, esse elemento tem uma grande variedade de formas, desde, sejam retas ou orgânicas.

3 – Paredes com pinturas

As cores nas pinturas das paredes trazem alegria para a casa e mais do que isso, podem ser utilizadas de diferentes formas, para setorizar ambientes, para criar uma decoração diferente. E é essa ideia que apresentamos aqui. Se você tem uma parede pequena e não sabe como decorar, pote apostar numa pintura orgânica, ramos de flores ou folhas. Além disso, você pode ousar nas cores.

4 – Plantas para revigorar o lugar

Com o poder de revigorar qualquer ambiente, as plantas na parte interna do lar também conferem energia positiva. E por que não aproveitá-las para uma decoração arrojada? Sabe aquela parede pequenina que não cabe muita coisa? Então, uma boa ideia é colocar prateleiras e alguns vasinhos com plantas menores. Há também a opção de posicioná-las de forma fixa na parede ou ainda suspensas.

Na primeira foto quero destacar as plantas que compõem a décor e dão vida à parede. A segunda foto evidencia a criatividade na disposição das verdinhas e na terceira, a samambaia complementa de forma graciosa o pequeno espaço.

5 – Com quadros

Decorar com quadros também não é difícil, principalmente se for uma parede pequena. Você tem a opção de escolher um quadro grande que ocupe a maior parte do espaço, e apenas isso já dá um charme ao local. Outra ideia é pôr o quadro junto a um móvel como aparador, banco ou prateleira, por exemplo.

Uma outra sugestão é fazer a composição com dois ou três quadros da mesma temática. Isso cria uma harmonia estética. Vale lembrar que as imagens podem ser abstratas, de flores, de paisagens ou até fotografias, em cores ou preto e branco.

6 – De origem francesa

Técnica de decoração francesa amplamente utilizada no século XVIII, o boiserie trata-se da inserção de molduras de diversos formatos na parede. Podem ser feitos com diferentes materiais: madeira, gesso, plástico, cimento e poliuretano. A técnica é aplicada da mesma cor da parede, como se fosse um alto-relevo. Antigamente via-se nos ambientes mais clássicos, mas o design de interiores atual utiliza o boiserie de forma mais contemporânea.

7 – Corredor esquecido

Espaço com a funcionalidade de acesso para outros cômodos, o corredor muitas vezes é ignorado. No entanto, a parede que fica ao fundo pode ser decorada, trazendo um destaque para esse espaço. Para isso, você pode simplesmente pintá-la com outra cor diferente das paredes laterais, ou adicionar elementos como quadros, um pequeno aparador, prateleiras ou plantas. Na primeira foto, além dos quadros e iluminação direcionada, a parede do corredor ganha destaque com o boiserie.

8 – Aproveitando as quinas das paredes

Uma sugestão que talvez seja um pouco inusitada é usar os cantos de duas paredes. Embora pareça estranho, a decoração fica criativa. Uma ideia é usar os quadros dessa maneira como na foto abaixo. Coloque-os de forma assimétrica para despertar o interesse visual. Você também pode optar por uma pintura que fique parte em cada lateral. Aqui vale lembrar que a pintura pode ser geométrica também, por exemplo, parte de um retângulo em cada lado da parede. Além disso, também há possibilidade de usar os desenhos em adesivos ou stencils para fazer uma pintura própria.

Siga a Like Magazine no Instagram e confira muitos outros conteúdos.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *