Morar sozinho é uma experiência que traz autonomia e independência, mas também exige atenção redobrada em relação à limpeza e outras tarefas domésticas. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 11,8 milhões de lares no Brasil eram habitados por apenas uma pessoa, o que corresponde a 15,9% dos 74,1 milhões domicílios no país. Para essas pessoas, manter a casa organizada e limpa pode ser um desafio, mas algumas dicas práticas podem tornar o dia a dia mais leve. Confira!
Ouça a Like Magazine no Spotify.
Escolha certa dos produtos para a limpeza
Priscila Castro, especialista em limpeza da Ecoville, sugere que o primeiro passo é escolher bem os produtos a serem utilizados: álcool, detergente, sabão neutro ou de coco, limpador multiuso, desinfetante, e luvas de borracha são essenciais. Com o kit de limpeza em mãos, ela recomenda seguir algumas estratégias simples, mas eficazes.
1 – Organização diária
A vivência solo significa que a responsabilidade pela organização da casa é totalmente sua. Portanto, a dica é manter a rotina em dia. “Lave a louça e tire o lixo diariamente, e varra os ambientes com frequência. Isso evita o acúmulo de sujeira”, sugere Priscila. Uma dica para manter a sensação de limpeza e frescor é utilizar aromatizadores de ar e pastilhas no vaso sanitário.
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine
2 – Tire o pó regularmente
A limpeza mais pesada pode ser dividida em etapas. Assim, a cada 15 dias, limpe as janelas com produtos específicos para vidro. Use pincéis para tirar o pó das estruturas. Já a limpeza de estofados e tapetes deve ocorrer a cada dois ou três dias, passando o aspirador em sofás, almofadas e carpetes. Por fim, passe o pano no chão, mas não esqueça de trocar a água, e finalize a faxina com um limpador perfumado para dar aquele toque final.
3 – Limpe um cômodo por vez
Para não se perder em meio à faxina, Priscila sugere um truque simples: ao entrar no cômodo, faça a limpeza no sentido horário. Assim, você garante que todos os cantos serão limpos sem esquecer nenhum detalhe. Essa técnica ajuda a manter a organização e otimiza o tempo.
4 – Cada coisa em seu lugar
Manter a casa em ordem também requer disciplina. Uma regra de ouro para quem mora sozinho é: ‘usou, limpou, guardou’. Dessa forma, se cada objeto tiver o seu lugar, a organização se torna mais fácil e prática. Priscila também recomenda que o morador se desfaça de objetos que acumulam poeira e não têm utilidade.
5 – Dedique 15 minutos por dia à limpeza
A especialista destaca a importância de manter uma rotina diária de cuidados com o lar, e reservar 15 minutos diariamente é suficiente para realizar pequenas tarefas e não deixar acumular serviço. “Se você pega 15 minutos hoje e 15 minutos só na outra semana, você não vai conseguir ver o resultado e isso vai te desanimar. Limpar um cômodo por vez, cada dia um pouquinho, deixa a ação mais fácil e prática”, conclui Priscila.
Com essas dicas você divide a faxina em pequenas etapas diárias, e a limpeza se torna mais prática e menos cansativa. Então, qual sua melhor estratégia de limpeza e organização?
Siga a @likemagazinebr no Instagram e acompanhe as novidades e dicas diversas.