A cozinha dos sonhos pode se tornar uma dor de cabeça se não for pensada para o dia a dia. Bancadas sem área útil, geladeira sem espaço para a abertura da porta, armários sem capacidade de armazenamento: a falta de funcionalidade se torna um problema para os moradores e pode, inclusive, nos distanciar dos preparos em família. No entanto, algumas dicas principais podem amenizar a chance de erros e tornar realidade o sonho da sua cozinha funcional.
Estudo de funcionalidade
Bárbara Hinkel, arquiteta que assina o projeto inspiração, demonstrado a seguir, comenta que é fundamental a cozinha ter um bom estudo de funcionalidade. Em outras palavras: não basta ser bonito! Isso envolve pensar no fluxo das atividades do cotidiano e na disposição de todos os elementos do espaço. “Quando temos um bom estudo aliado à estética, temos um projeto que funciona para aquela família e rotina”, complementa. Por isso, planeje com atenção!
Tenha prioridades
Elencar prioridades também é fundamental antes de iniciar uma reforma ou uma construção. Por isso, neste apartamento, a preferência era criar espaço de bancada. Nesse sentido, os eletrodomésticos ficaram ocultos e fogão e pia foram posicionados em áreas separadas.
Sejam bem-vindos, organizadores
Para otimizar o dia a dia, optar por organizadores que setorizam alimentos e utensílios também torna a cozinha funcional. Localizar com facilidade os objetos e alimentos agiliza e traz leveza ao ato de cozinhar. De fato, esses itens facilitam muito a organização, mas lembre-se: escolha seus organizadores com atenção às demandas de cada gaveta ou armário!
Utilize outros elementos a seu favor
Por fim, a iluminação e as cores são alguns dos elementos que podem trabalhar a seu favor na cozinha. Neste apartamento, a reforma não permitia ampliar o espaço, então a paleta de tons claros e diversos pontos de luz criaram a sensação de amplitude.