Setorizar utensílios e armazenar alimentos é uma atividade complexa a depender da rotina familiar e da disposição da mobília. Por vezes, você até organiza, mas manter é um desafio. Se esta é a realidade da sua cozinha, saiba que estamos juntas e que algumas dicas podem tornar a tarefa mais fácil. Veja a seguir as sugestões de especialistas e aprenda a organizar os armários da cozinha!
Limpar é o primeiro passo
O primeiro passo para uma cozinha organizada é fazer aquela limpeza. Confira a validade dos ingredientes, retire o que já não está próprio para consumo e aproveite para higienizar os armários e as embalagens, se for necessário.
Aprenda a setorizar para organizar
Ainda com os produtos e ingredientes dispostos na mesa ou na bancada, analise o que você usa com frequência e considere reposicionar os itens. A arquiteta Rosangela Pena explica que a otimização dos espaços de armazenamento é fruto da setorização.
“Mesmo que a área seja pequena, devemos pensar em espaços para latas, vidros e demais tipos de embalagens. Outros critérios que ajudam é separar os tamanhos, tipologias como doces e salgados e a segmentação entre embalagens abertas e fechadas”, conta.
Os organizadores são fundamentais para pôr em prática a setorização. “Esse processo também resulta em um inventário que facilita o consumo da família e as necessidades de compras”, relata.
- Newsletter: cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine!
Prateleiras sob medida
O fundo do armário costuma ser uma dor de cabeça para quem tem um ambiente desorganizado. Rosangela explica que a incorporação de prateleiras retráteis e gavetas deslizantes auxiliam na resolução do problema. Se você ainda está na fase de planejar o móvel, considere usar prateleiras fixas, sub-prateleiras ou retráteis. Os materiais recomendados, então, pela arquiteta são o MDF, MDP, HDF, OSB e madeira revestida de inox.
Organizadores
Priorize os organizadores transparentes e em formato retangular ou quadrado. Vidro, policarbonato e acrílico, por exemplo, são opções recomendadas. Assim, visualizar e armazenar se tornam tarefas mais simples. Além disso, caixas de acrílico maiores cumprem a função de gavetas.
“A contribuição de um personal organizer é um ponto positivo para avaliar se é possível trabalhar com essa opção nas instalações existentes ou se será necessária a alteração do layout interno do armário em questão”, complementa.
A arquiteta Carina Dal Fabbro orienta que, para organizar os armários ou a bancada da cozinha da melhor maneira, mercadorias de hortifruti sejam armazenadas em cestas cromadas ou de alumínio e os pães, em modelos fibra natural. Para os alimentos, a indicação é apostar em potes de mantimentos herméticos.
- Quer seguir com a Like Magazine em outras plataformas? Então ouça nosso podcast no Spotify!