Decoração

16 ideias para transformar seu apartamento em um espaço verde

É inegável que o verde das plantas traz vida para o lar, proporcionando também aconchego e boas energias. Durante a pandemia o número de pessoas com plantas em casa aumentou significativamente. A ideia representava a busca por um forma de conforto para os dias de isolamento. No entanto, mais tarde, a ideia de levar cor para o lar manteve-se. E para quem gosta das verdinhas, mas acredita que não pode adaptar o apartamento pequeno para recebê-las, engana-se. Para te ajudar nas escolhas, a Yamamura preparou uma série de dicas de como decorar apartamentos pequenos com plantas e criar seu próprio espaço verde. Nós compartilhamos aqui, confira!

Projeto de Gabriela Yokota
Divulgação/Yamamura Apartamento de 24m² recebeu uma atmosfera leve

Defina o espaço do cantinho verde

Primeiramente, antes de instalar as plantinhas, saiba que os ambientes mais aconselháveis para tê-las são as salas de estar, varandas, cozinhas e lavanderias. Para otimizar o espaço, você pode optar por colocá-las em vasos suspensos, na parede ou no teto. Suportes em madeira ou metal deixam o cômodo charmoso e organizado. O uso de prateleiras também é uma ótima opção, ou ainda a criação de uma parede verde vertical. Portanto, opções não faltam. Confira mais ideias de pequenos apartamentos com plantas.

Projetos dos arquitetos Tatiane Waileman e Pietro Terlizzi
Emerson Rodrigues Exemplos de suportes para plantas em diferentes materiais

Ouça a Like Magazine no Spotify

Preste atenção ao tamanho da planta

Prefira as plantas que não cheguem a tamanhos exacerbados. Uma boa dica é, no momento da compra, perguntar até que altura máxima a planta ou folhagem chega. Atenha-se também ao período de podas.

Como escolher as espécies

Se você não passa muito tempo em casa, opte por plantinhas que não precisem ser regadas com frequência, e que se adaptem facilmente a ambientes de luz e sombra, por exemplo. Dessa forma, você não precisará se preocupar tanto em tentar mantê-las vivas.

Sabia que o lírio da paz equilibra a energia da casa?

Aposte na diversidade

Para criar uma variação atrativa de tamanhos, cores e formatos, essas espécies vivem perfeitamente em apartamentos: lírios da paz, jiboias, begônias, suculentas diversas, mini roseiras e cactos, zamioculcas, avencas, peperômias, entre outras. Na dúvida, peça ajuda na floricultura. Afinal, melhor conhecer um pouco mais sobre as verdinhas.

Projeto de H.Ortis Arquitetura
Emerson Rodrigues Plantas pendentes também são uma boa opção para apartamentos

Dê atenção ao vaso

Uma dica importante é verificar o tamanho da espécie e qual o vaso mais adequado para abrigá-la. Assim, a planta pode se desenvolver em toda a sua plenitude. Tamanhos diferentes de vaso criam uma atmosfera dinâmica.

Luminosidade é primordial

Muitas plantas gostam de luminosidade. Portanto, preste atenção ao local em que elas serão colocadas. Em caso de ficaram em áreas internas, deixe-as perto de janelas ou áreas abertas, respeitando a necessidade de água e luz de cada uma. Desse modo elas crescerão saudáveis, deixando o ambiente mais bonito.

Iluminação noturna

Para ambientes em que as plantas fiquem sob luzes artificiais, a melhor opção são as luzes de LED. Além de serem mais econômicas e sustentáveis, não emitem calor, não agredindo as pétalas e folhas.

Luminárias

Para a iluminação das plantas, as peças mais indicadas são os spots, podendo ser colocados no teto ou em trilhos, por exemplo. Os pequenos plafons com lâmpadas mini dicroicas ou AR-70 possibilitam o contraste do claro e escuro para um local mais aconchegante. Luminárias de mesa, piso ou pendentes também promovem funcionalidade e harmonia à decoração.

Temperatura de cor

Por ser mais suave, a luz branca valoriza a beleza das plantas. Dessa forma, a melhor opção é a temperatura de 2700K a 3000K. Se for colocar lâmpada próxima às plantas, verifique Índice de Reprodução de Cor (IRC) do produto. Em resumo, quanto mais próximo de 100, mais fiel a cor será representada.

Nos siga no Instagram para saber mais sobre decoração, moda, beleza e outros temas.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *