É inegável que o verde das plantas traz vida para o lar, proporcionando também aconchego e boas energias. Durante a pandemia o número de pessoas com plantas em casa aumentou significativamente. A ideia representava a busca por um forma de conforto para os dias de isolamento. No entanto, mais tarde, a ideia de levar cor para o lar manteve-se. E para quem gosta das verdinhas, mas acredita que não pode adaptar o apartamento pequeno para recebê-las, engana-se. Para te ajudar nas escolhas, a Yamamura preparou uma série de dicas de como decorar apartamentos pequenos com plantas e criar seu próprio espaço verde. Nós compartilhamos aqui, confira!
Defina o espaço do cantinho verde
Primeiramente, antes de instalar as plantinhas, saiba que os ambientes mais aconselháveis para tê-las são as salas de estar, varandas, cozinhas e lavanderias. Para otimizar o espaço, você pode optar por colocá-las em vasos suspensos, na parede ou no teto. Suportes em madeira ou metal deixam o cômodo charmoso e organizado. O uso de prateleiras também é uma ótima opção, ou ainda a criação de uma parede verde vertical. Portanto, opções não faltam. Confira mais ideias de pequenos apartamentos com plantas.
Ouça a Like Magazine no Spotify
Preste atenção ao tamanho da planta
Prefira as plantas que não cheguem a tamanhos exacerbados. Uma boa dica é, no momento da compra, perguntar até que altura máxima a planta ou folhagem chega. Atenha-se também ao período de podas.
Como escolher as espécies
Se você não passa muito tempo em casa, opte por plantinhas que não precisem ser regadas com frequência, e que se adaptem facilmente a ambientes de luz e sombra, por exemplo. Dessa forma, você não precisará se preocupar tanto em tentar mantê-las vivas.
Sabia que o lírio da paz equilibra a energia da casa?
Aposte na diversidade
Para criar uma variação atrativa de tamanhos, cores e formatos, essas espécies vivem perfeitamente em apartamentos: lírios da paz, jiboias, begônias, suculentas diversas, mini roseiras e cactos, zamioculcas, avencas, peperômias, entre outras. Na dúvida, peça ajuda na floricultura. Afinal, melhor conhecer um pouco mais sobre as verdinhas.
Dê atenção ao vaso
Uma dica importante é verificar o tamanho da espécie e qual o vaso mais adequado para abrigá-la. Assim, a planta pode se desenvolver em toda a sua plenitude. Tamanhos diferentes de vaso criam uma atmosfera dinâmica.
Luminosidade é primordial
Muitas plantas gostam de luminosidade. Portanto, preste atenção ao local em que elas serão colocadas. Em caso de ficaram em áreas internas, deixe-as perto de janelas ou áreas abertas, respeitando a necessidade de água e luz de cada uma. Desse modo elas crescerão saudáveis, deixando o ambiente mais bonito.
Iluminação noturna
Para ambientes em que as plantas fiquem sob luzes artificiais, a melhor opção são as luzes de LED. Além de serem mais econômicas e sustentáveis, não emitem calor, não agredindo as pétalas e folhas.
Luminárias
Para a iluminação das plantas, as peças mais indicadas são os spots, podendo ser colocados no teto ou em trilhos, por exemplo. Os pequenos plafons com lâmpadas mini dicroicas ou AR-70 possibilitam o contraste do claro e escuro para um local mais aconchegante. Luminárias de mesa, piso ou pendentes também promovem funcionalidade e harmonia à decoração.
Temperatura de cor
Por ser mais suave, a luz branca valoriza a beleza das plantas. Dessa forma, a melhor opção é a temperatura de 2700K a 3000K. Se for colocar lâmpada próxima às plantas, verifique Índice de Reprodução de Cor (IRC) do produto. Em resumo, quanto mais próximo de 100, mais fiel a cor será representada.
Nos siga no Instagram para saber mais sobre decoração, moda, beleza e outros temas.