As mulheres têm alcançado cada vez mais posições de liderança em diferentes setores da sociedade. E não é diferente no mundo corporativo, onde têm demonstrado habilidades excepcionais de liderar equipes e organizações. A taxa de participação feminina no mercado de trabalho vêm crescendo de 34,8% em 1990 para 54,3% em 2019, de acordo com os índices da Fundação Getúlio Vargas. Porém, o gênero feminino também enfrenta uma dupla jornada maior, são 7 horas a mais em comparação aos homens, em atividades que envolvem afazeres domésticos e as demandas de trabalho, de acordo com os índices do estudo Retrato da Desigualdade de Gênero e Raça do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea).
Em contrapartida, os números de CEOs mulheres no Brasil vêm aumentando de 13% em 2019 para 17% em 2022, segundo dados do Panorama Mulheres, da Talenses Group. Ainda existe espaço em direção a índices maiores, uma pesquisa da Global Female Leaders Outlook (GFLO) realizada com líderes mulheres no Brasil e no mundo, mostra que 96% delas acreditam que existe um longo caminho a ser percorrido, para garantir uma diversidade efetiva de gênero nos níveis de gestão das empresas. Ter um time feminino pode trazer vários benefícios. Confira alguns:
Diversidade
Equipes mais diversas trazem novas perspectivas e experiências, além de uma abordagem mais abrangente e inovadora para os desafios enfrentados pela equipe.
Resolução de conflitos
A mulher tende a trazer uma abordagem mais colaborativa e empática para resolução de conflitos. Portanto, isso promove uma comunicação aberta e a harmonia entre o time.
Criatividade e inovação
A diversidade de pensamento e perspectiva trazida por um time feminino pode estimular a criatividade e inovação ao mesmo tempo contribuindo para soluções eficazes.
Retenção de talento
Ambientes inclusivos têm mais tendências a atrair e reter talentos qualificados. Mulheres que se sentem valorizadas e respeitadas no ambiente corporativo têm uma maior probabilidade de permanecer na equipe por longo prazo.
Impacto Social
Trabalhando a igualdade de gênero no ambiente corporativo, um time feminino pode contribuir para uma mudança cultural na sociedade. Além disso, é um exemplo positivo para outras organizações, além de ajudar a reduzir estereótipos de gênero e desigualdade.
Quer saber mais sobre carreira? Acesse aqui.