Carreira

Gerações Z e Y são as que mais buscam por benefícios flexíveis no trabalho

Um bom salário é capaz de reter as novas gerações? De acordo com uma pesquisa realizada pela startup Swile em parceria com a Leme Consultoria, que analisou dados de 1.044 empresas no país e informações de cerca de 1 milhão dos colaboradores, os jovens estão buscando por mais benefícios. Segundo os indices, 38% da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) e 35% da geração Y (1982 a 1994) priorizam organizações que enfatizam o bem-estar no trabalho, além de oferecer um com um sistema  flexível.

Conforme Bruno Montejorge, vice-presidente de marketing da Swile Brasil, essas gerações demonstram uma predominância na demanda por no uso de benefícios. “No estudo, observamos frequentemente um desalinhamento entre o que as empresas oferecem em termos de boas práticas de RH e o que as pessoas valorizam. Os colaboradores buscam muita flexibilidade, mas também desejam que suas necessidades básicas sejam atendidas”, destaca.

Jovens buscam por mais benefícios no mercado de trabalho
Gerações Z e Y são as que mais buscam por benefícios em novas oportunidades de trabalho

Dados da pesquisa

Quanto menor a renda líquida do colaborador, mais determinante o benefício corporativo se torna na escolha de uma vaga em comparação com outra. Portanto, o nível de importância dos benefícios para os colaboradores é muito maior em comparação com outros níveis de cargos. As categorias em maior quantidade oferecidas pelas empresas aos funcionários incluem: vale-refeição (81%), assistência médica (81%), seguro de vida (67%), auxílio odontológico (62%) e vale-alimentação (57%).

A busca por esses benefícios também leva a geração Z a mudar de emprego com mais frequência. Segundo os dados do Ministério do Trabalho em 2020, cerca de 2 milhões de jovens entre 18 e 24 anos permaneceram em seus empregos por menos de três meses. Essa movimentação é conhecida como “job hopping” em que as pessoas mudam de trabalho com maior periodicidade de forma voluntária.

Então, quer saber mais sobre temas que envolvem carreira?Acesse aqui.

Lohana Souza

Estudante de jornalismo do último semestre da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tenho experiência na produção de conteúdo para o digital. Além de repórter no digital, integro a produção do programa de rádio Like 103.3, do impresso e das redes sociais. Nestes canais, produzo conteúdos sobre moda, beleza, saúde, bem-estar e cultura. Amo assistir filmes, séries e documentários.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *