Carreira

Quando doenças mentais podem causar afastamento no mercado de trabalho?

O trabalho tem um papel fundamental na vida das pessoas proporcionando realização profissional e sustento. Porém, nem sempre o ambiente laboral pode ter um impacto positivo no bem-estar dos colaboradores. Segundo dados da Previdência Social, problemas com saúde mental relacionados ao emprego resultaram em mais de 43,3 mil afastamentos, abrangendo condições como depressão, ansiedade e outros. O direito ao afastamento com auxílio-doença é garantido por lei. Conforme os artigos 59 a 63 da Lei 8.213/91, ou à aposentadoria por invalidez, de acordo com os artigo 42 até 47 do mesmo código. Confira os motivos do esgotamento no ambiente de trabalho que levam ao afastamento no texto.

Esgotamento no ambiente de trabalho
Freepik 43,3 mil brasileiros se afastaram do trabalho por conta de saúde mental

O advogado trabalhista André Leonardo Couto, com mais de duas décadas de experiência em direito do trabalho, destacou que é importante o trabalhador saber compreender as diferenças entre solicitar auxílio-doença e aposentadoria. “O que importa para o INSS é o impacto da enfermidade na capacidade no ofício da profissão  e essa avaliação é realizada pelo médico durante a perícia. Se for constatada a doença mental, por exemplo, a pessoa é considerada temporariamente incapaz.  No entanto, tudo deve passar pela análise pericial”, diz.

Esgotamento no ambiente de trabalho

Esse esgotamento emocional no ambiente de trabalho é conhecido como síndrome de burnout, considerada uma doença ocupacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 2022. Já um estudo da International Stress Management Association (Isma) classificou o Brasil em segundo lugar neste ranking. 

Existem também casos de afastamento de aposentadoria por invalidez, o advogado  André Couto ressalta que o transtorno psicológico deve deixar o trabalhador permanentemente incapaz. Ele esclarece: “Doenças mais comuns que se enquadram nesse critério incluem depressão, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, episódios depressivos e psicose não-orgânica não especificada. Contudo, para obter a aposentadoria por invalidez, é necessário atender aos requisitos de qualidade de segurado. Comprovação do acidente de trabalho, presença de lesões incapacitantes ou redução da capacidade de trabalho. Além da prova da incapacidade total e permanente, inviabilizando o exercício de atividades. Mas, em caso de dúvida, é aconselhável consultar um especialista na área trabalhista”. 

Então, quer saber mais sobre temas que envolvem carreira?Acesse aqui.

Lohana Souza

Estudante de jornalismo do último semestre da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tenho experiência na produção de conteúdo para o digital. Além de repórter no digital, integro a produção do programa de rádio Like 103.3, do impresso e das redes sociais. Nestes canais, produzo conteúdos sobre moda, beleza, saúde, bem-estar e cultura. Amo assistir filmes, séries e documentários.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *