A falta de profissionais nos Estados Unidos e na Europa, o avanço do trabalho remoto e a vantagem cambial, com o dólar valorizado, fazem com que cada vez mais empresas estrangeiras contratem profissionais brasileiros. O processo de seleção para as vagas inclui entrevistas em inglês, o que pode representar um desafio. Uma boa preparação, no entanto, pode fazer você chegar mais tranquilo nessa etapa decisiva.
Pratique o vocabulário usado em entrevistas em inglês e perguntas comuns sobre habilidades e qualidades. Contudo, evite decorar respostas. Fale com naturalidade, escute atentamente as perguntas do entrevistador e, se você não entender algo, não tenha receio de pedir para que sejam repetidas ou esclarecidas. Fale devagar e de forma clara, evite usar gírias, jargões desnecessários e vícios de linguagem, pois não causam boa impressão.
Não se constranja com seu ritmo. Você não é nativo em inglês e o entrevistador sabe disso. Cada área de negócios tem um vocabulário próprio, com expressões e termos específicos usados pelos profissionais do setor. Conhecer essas palavras é importante. A linguagem que você usa e a forma como se comunica fazem parte de sua avaliação. Boa sorte!