Carreira

Confira as profissões do futuro para se trabalhar no ambiente virtual do Metaverso

O alcance do ambiente virtual imersivo e compartilhado chamado Metaverso cresce a cada ano. Confira quais são as profissões do futuro para este universo

Publicado em: 18/10/2023 10:50
Última atualização: 18/10/2023 10:52

O alcance do ambiente virtual imersivo e compartilhado chamado Metaverso cresce a cada ano. Este ambiente simula o mundo real e serve para a criação de aplicativos e ferramentas de interação social. Baseado na economia do pleno funcionamento, este novo universo permite que os usuários viagem por seus diversos “espaços” com facilidade, mantendo os avatares e mercadorias que compraram. Com o crescimento dessa dimensão, crescem também as oportunidades profissionais no mercado de trabalho do ambiente imersivo. Conheça quais são as profissões do futuro para o metaverso. Confira!

O alcance do ambiente virtual imersivo e compartilhado chamado Metaverso cresce a cada anoFreepik

Crescimento no mercado

De acordo com os dados da pesquisa realizada pela GlobalData, o mercado do metaverso deve chegar a US$996 bilhões em 2030, com uma taxa de crescimento anual composta  de 39,8%. A expansão se dará principalmente pelo aumento do investimento feito pelas empresas em tecnologia para aperfeiçoar a relação com os clientes, além de potencializar a visibilidade da marca e identificar novos fluxos de receita. 

Universo expandido

Já o relatório da empresa Gartner mostra que, até 2026, 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia no metaverso para trabalho, compras, educação, social e/ou entretenimento. Em escala mundial, a organização estima que até este ano, 30% das organizações do mundo terão produtos e serviços prontos para a tecnologia.

Aliás, o metaverso já demanda uma série de serviços que precisam de profissionais especializados para a execução no ambiente imersivo. Com isso, cresce também o número de colocações no mercado voltadas a este meio. Segundo o especialista em negócios digitais, novas tecnologias, e professor da Fundação Getúlio Vargas, Kenneth Corrêa, já é possível trabalhar com essa nova dinâmica. “O ambiente permite o trabalho colaborativo, em tempo real e sem limitações geográficas. Algumas empresas já estão implementando essas modalidades de emprego, ou seja, fazem parte do guarda-chuva remoto”, conta. 

E ainda segundo ele, algumas profissões vão sofrer um impacto significativo e vão se adaptar com maior velocidade, entre elas o universo gamer de maneira geral, as áreas que englobam engenharias industrial e civil, além de arquitetura.

 Então, quer saber mais sobre temas que envolvem carreira?Acesse aqui.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Carreira
Matérias Relacionadas