Carreira

Como se tornar uma mulher empreendedora

Preparamos dicas de ouro para quem deseja se tornar uma mulher empreendedora.

Publicado em: 09/08/2024 15:11
Última atualização: 09/08/2024 15:11

Empreender é o sonho de muitas pessoas. No entanto, engana-se quem pensa que a atividade é simples. Trata-se de uma longa jornada e o caminho possui diversos percalços. Por isso, preparamos dicas de ouro para quem deseja se tornar uma mulher empreendedora.

“Empreender do zero não é fácil, é um caminho com muitos desafios, especialmente para as mulheres, por questões como acesso a financiamento, desigualdade de gênero e falta de representatividade. Mas essas dificuldades podem ser superadas. É preciso ter determinação”, explica a explica a médica e empresária, Patrícia Santiago.

Atualmente, ela é dona de duas clínicas, a STO - Serviço de Tratamento da Obesidade e a Evie by STO. Confira, a seguir, as dicas da empreendedora.

Siga a Like Magazine no Instagram

5 dicas para se tornar uma mulher empreendedora

  • 1 - Identifique sua paixão e habilidades
    “O primeiro passo para se tornar uma empreendedora de sucesso é identificar sua paixão e habilidades. Você não vai ter motivação para seguir em frente nos momentos mais difíceis se aquilo não fizer realmente sentido para você”, explica.
  • 2 - Faça um planejamento
    “Antes de iniciar seu negócio, é importante fazer um bom planejamento, não faça as coisas por ‘achismos’. Isso inclui definir seus objetivos, público-alvo, estratégias de marketing, análise de concorrência e projeção de custos. Isso ajudará a guiar suas ações e aumentar suas chances de sucesso”, orienta Patrícia.
  • 3 - Busque conhecimento
    “O conhecimento é o pilar do sucesso nos negócios, por isso, invista em cursos, workshops, livros e outras formas de aprendizado que lhe ajudem a aprimorar suas habilidades”, conta.
  • 4 - Seja resiliente
    “É importante ter resiliência e consistência para superar as dificuldades e continuar avançando, mesmo diante dos fracassos, que ocorrem, mas devem ser motivo de aprendizado, não de desistência.”
  • 5 - Construa uma rede de apoio
    Ter uma rede de apoio sólida é fundamental para o sucesso como empreendedora. Procure se conectar com outras mulheres empreendedoras, participe de eventos e grupos de networking. Busque o apoio de amigos, familiares e colegas de trabalho, isso ajuda a oferecer suporte emocional, orientação e oportunidades de colaboração.

Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Carreira
Matérias Relacionadas