Mais de 60% dos brasileiros temem o desemprego, o que representa um valor significativamente maior que nos outros países, onde a média global está em apenas 37%. Os dados colocam o país na na 3ª posição do ranking mundial, segundo os índices divulgado pela plataforma de descontos online CupomValido.com.br com informações da Workmonitor. Atualmente o Brasil tem cerca de 8,6 milhões de desempregados, de acordo com os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Cenário brasileiro
Outros dados da pesquisa apontam que 53% das pessoas pediriam demissão de um emprego caso estivesse os impedindo de aproveitar a vida. Além disso, 31% já pediram dispensa de um trabalho alguma vez por não oferecer flexibilidade suficiente. Apesar da alta rotatividade, 44% da população não possui confiança que conseguiriam uma nova oportunidade rapidamente caso seja demitido.
Empreendedores por necessidade
Em paralelo os números de quem empreende nacionalmente por necessidade é alto. Na faixa de 55 a 64 anos conforme indica levantamento do Sebrae a partir de dados da pesquisa internacional Global Entrepreneurship Monitor. No total 60% dos empreendedores seniores abriu um negócio por necessidade. O que também acontece com os jovens (de 18 a 34 anos). Mais 44% começaram uma iniciativa empreendedora motivados pela falta de encontrar alternativas de trabalho e renda, aponta o estudo.
Quando realizamos o recorte por gênero, o número também é expressivo: 44% das mulheres empreendedoras iniciam sua jornada por necessidade. A fundadora da startup Olhi, voltada para o empreendedorismo feminino, Julie Maciel, destaca as disparidades: “É claro que o empreender e a possibilidade de trabalhar em casa trazem uma maior flexibilidade de conciliar e desempenhar múltiplas funções, o que é positivo. No entanto, o reconhecimento financeiro inferior ou inexistente de seus trabalhos, somado ao fato de elas buscarem o empreendedorismo não pela independência profissional, mas por necessidade, impacta a trajetória dos negócios femininos”.
Então, quer saber mais sobre temas que envolvem carreira?Acesse aqui.