Carreira

Assédios no trabalho: Nova regra; saiba como combater

Em março deste ano foi modificada a Lei 14.457/2022, na Norma Regulamentadora da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédios no trabalho-. A nova regra determina que as empresas, por meio da comissão, orientem os colaboradores. O que deve acontecer com todas as áreas.

Acima de tudo, a ideia do legislador é de que ocorra prevenção e combate aos assédios. Apuração de denúncias que surgirem, a fim de responsabilizar os casos de importunação sexual, além de, garantir o anonimato dos envolvidos. 

Assédios no trabalho
Assédios no trabalho

Danos à vítima de Assédios no trabalho

Capacidade de concentração reduzida, o que a coloca como vítima fácil de acidentes de trabalho. Afinal, diante de um caso concreto de assédio, pode se sentir culpada pela situação. Acarretando-lhe baixa autoestima, problemas psicológicos, fazendo-a ficar doente, com insônia, sem motivação, e sem vontade de se dedicar à carreira. 

Método para reduzir os casos de assédios

Na teoria do artigo do advogado trabalhista e previdenciário, Romeu José de Assis, todos ganham com a nova regra da Lei. As mulheres, líderes e empresa. Contudo, a solução para isso passa por uma conscientização da liderança. Através de treinamentos, como por exemplo, palestras a respeito do assunto, além do apoio e orientação à mulher, que tem sido agredida em situações desrespeitosas.              

Anna Júlia Rodrigues

Graduanda em jornalismo na Universidade Feevale, com experiência em planejamento de conteúdo digital, notícia de entretenimento, hard news, produção de rádio e cobertura de eventos no setor cultural. Escreve sobre tendências de moda e assuntos mais comentados do momento.
Apaixonada por gatos, séries, documentários e livros baseados em fatos reais. Não dispensa sushi e uma boa comida italiana.
Contato: anna.rodrigues@gruposinos.com.br

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *