Carreira

5 maneiras de como o ChatGPT pode ajudar nas empresas 

Cada vez mais se fala de inteligência artificial dentro de empresas. Uma pesquisa feita pela Resume Builder aponta que o ChatGPT – um chatbot com inteligência artificial – é a nova febre no mercado e está sendo usado pelas organizações como uma forma de ajudar os profissionais no desempenho de suas tarefas. Segundo os dados, 66% usam a ferramenta para apoiar na escrita de códigos de software, 58% a usa na criação de conteúdo e 57% para suporte ao consumidor. Confira 5 maneiras de como o ChatGPT pode ajudar empresas no texto.

5 maneiras de como o ChatGPT pode ajudar nas empresas
Freepik ChatGPT pode auxiliar no fluxo de demandas dentro das empresas

De acordo com Luis Redda, gerente de engenharia de vendas, da Harness, que atua em todo o mundo entregando uma solução completa de softwares, para usar o ChatGPT em empresas é preciso ensinar os colaboradores como inserir a ferramenta no fluxo de trabalho. “Algumas soft skills são fundamentais para usar o ChatGPT, como ter habilidades de comunicação e pensamento crítico, para propor soluções junto com a Inteligência Artificial generativa”, aponta Redda. 

Confira 5 principais atividades de como a ferramenta pode ajudar atualmente,ainda segundo o especialista, Luis Redda:

Geração de códigos e desenvolvimento de software

A ferramenta pode ser uma aliada na correção e detecção dos “bugs”, além de auxiliar na geração de códigos de forma mais rápida. Então, o ChatGPT acelera a curva de aprendizado e produtividade de desenvolvimento em cerca de 10x. Sem uma solução robusta e escalável de entrega de software, os riscos de segurança, qualidade e velocidade da entrega em si aumentam. 

Análise de dados

Em um processo de análise de grande quantidade de dados, o ChatGPT pode ser usado para organizar informações de forma mais rápida. “A IA pode combinar os dados com as tendências do mercado, inclusive, melhorando o procedimento de tomada de decisão”, explica o Manager da Harness. 

Atendimento ao cliente

O ChatGPT pode ser a primeira porta para clientes de uma empresa. Com ele, é possível lidar com consultas comuns, informando sobre produtos e tirando dúvidas. A ferramenta pode ser configurada no suporte técnico dos itens, a fim de ajudar os consumidores a resolver problemas.

Geração de futuros clientes

Interagindo com visitantes  no site ou acompanhando tendências, o ChatGPT pode ser um importante aliado do Marketing Digital. A ferramenta é capaz de ajudar na coleta de dados e no cruzamento de informações, o que permite um atendimento personalizado. Desta forma, a IA consegue direcionar uma campanha diferente para cada tipo de usuário de acordo com suas preferências.

Feedbacks

Além disso, o ChatGPT pode ser um aliado no acompanhamento da qualidade do serviço oferecido ao consumidor. A ferramenta pode pesquisar na base de clientes um feedback sobre o produto e entregar informações com análises e resultados para o tomador de decisão.

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Lohana Souza

Estudante de jornalismo do último semestre da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tenho experiência na produção de conteúdo para o digital. Além de repórter no digital, integro a produção do programa de rádio Like 103.3, do impresso e das redes sociais. Nestes canais, produzo conteúdos sobre moda, beleza, saúde, bem-estar e cultura. Amo assistir filmes, séries e documentários.

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