Carreira

4 dicas de networking para jovens empreendedores 

Cada vez mais brasileiros querem empreender, isso é o que aponta o relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022. A pesquisa apontou que 67% da população brasileira adulta está envolvida com empreendedorismo, seja porque já tem um negócio, quer começar nos próximos três anos. Confira 4 segredos do networking para jovens que querem empreender no texto. 

4 segredos do networking para jovens
Freepik

Segundo uma pesquisa realizada este ano pela Yubo, 50% dos jovens entre 13 e 25 anos pretendem abrir um negócio próprio no futuro e apenas 25% disseram que a possibilidade nunca fez parte de seus planos. 

Tiago Oliveira, cofundador do Clube Rampa, grupo de especialistas focado na educação empresarial, destaca a importância do planejamento. “Os jovens estão sentindo cada vez mais a necessidade de revolucionar a forma de empreender no Brasil. Mas, para fazer dar certo, é preciso que haja um estudo preliminar de mercado que mostre as dores que o novo negócio irá resolver, além de uma análise de concorrência. Uma maneira de evitar erros bobos é a participação de grupos de networking”, conta. 

Ele ainda apontou quatro fatores que podem alavancar a carreira dos jovens empreendedores. Confira: 

Crie relacionamentos que ajudem a conquistar seus objetivos

Criar e expandir relacionamentos de qualidade e alinhados com seu propósito (ainda que em um primeiro momento esse alinhamento não pareça muito claro) multiplica as chances de qualquer profissional, tanto o empreendedor como o que pretende construir uma carreira como parte de uma organização já constituída. Uma rede de contatos pensada estrategicamente potencializa todo o conjunto de experiências, talentos e conhecimentos de um profissional. 

Crie networking

A importância do networking vai além do que se faz; o foco deve ser em como se faz. Participar de eventos e espaços profissionais é essencial, mas conexões podem ser estabelecidas em qualquer ambiente social. Expandir relacionamentos para fora da área de atuação é benéfico, quebrando barreiras tradicionais. Cursos, clubes e grupos esportivos são capazes de gerar contatos valiosos para a carreira.

Deixe a timidez de lado

Transpor bloqueios pessoais é indispensável para os jovens que desejam participar de experiências coletivas. Muitos deixam de interagir por insegurança e timidez – e perdem boas oportunidades. Mas, excesso de extroversão não é bem vista também. O importante é lembrar que existe hora e lugar para tudo. 

Lembre-se: networking é contínuo

O caminho do sucesso requer dedicação contínua, manter o networking é fundamental e necessita de atenção, energia e sabedoria. Invista sempre na construção e na manutenção da sua rede de contatos. 

Então, quer saber mais sobre temas que envolvem carreira?Acesse aqui.

Lohana Souza

Estudante de jornalismo do último semestre da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tenho experiência na produção de conteúdo para o digital. Além de repórter no digital, integro a produção do programa de rádio Like 103.3, do impresso e das redes sociais. Nestes canais, produzo conteúdos sobre moda, beleza, saúde, bem-estar e cultura. Amo assistir filmes, séries e documentários.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *