Logo da Like Magazine
ASSINE | ANÚNCIE
  • Moda
  • Decoração
  • Gastronomia
  • Turismo
  • Variedades
  • Gente
  • Like Magazine
  • Moda
  • Decoração
  • Gastronomia
  • Turismo
  • Variedades
  • Gente
  • Sobre
  • Neste mês
  • Editorial
  • Edição Digital
  • Contato
  • Fale conosco
  • Anúncie
  • Assine
  • Aplicativos
  • Android
  • iOS

- Variedades -

Colégio Sinodal Prado Gravataí será entregue em dezembro

26.11.2021

Instituição de ensino receberá estudantes desde o berçário até o Ensino Médio a partir de fevereiro de 2022

  Foto: Divulgação

Uma espera de mais de quatro anos termina agora em dezembro, mais precisamente no dia 11, quando o prédio do Colégio Sinodal Prado Gravataí, localizado no Prado Bairro-Cidade, será entregue oficialmente para a comunidade escolar, em uma solenidade para convidados. Com o início das aulas previsto para 16 de fevereiro de 2022, o tradicional Colégio Sinodal finaliza a obra da sua terceira unidade de ensino com uma série de expectativas, principalmente as famílias já matriculadas na instituição. A expectativa é que o número de matriculados cresça significativamente até fevereiro.

Em Gravataí, o Sinodal vai implantar o mesmo conceito de ensino de qualidade aplicado em São Leopoldo e Portão, baseado no princípio de educar para a liderança. A unidade está sendo organizada para receber alunos desde a educação infantil, partindo do Berçário, até o Ensino Médio. A expectativa é chegar a mil alunos nos próximos anos. A área total do colégio é de 37,5 mil m² (3,75 hectares). Desses, 9 mil m² correspondem à área total de edificações e o restante está distribuído entre jardins, quadras esportivas, campos de futebol, pista de atletismo, bicicletário e área de preservação.

A obra, iniciada em setembro de 2019, sofreu uma interrupção no ano passado por conta da pandemia, sendo retomada no fim de 2020. Com uma ampla estrutura que inclui salas de aula, diferentes espaços pedagógicos e um invejável espaço ao ar livre, incluindo dois campos de futebol, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de praia e pista de atletismo. E no futuro, com a segunda etapa de obras, além de novas salas, será erguido ainda um ginásio de esportes. O Prado deve atender uma faixa de municípios que vai de Porto Alegre a Osório.

Foto: Divulgação

O diretor-geral, Ivan Renner, lembra que o Colégio Sinodal deu o primeiro passo no sentido de se multiplicar, ao decidir abrir uma unidade em Portão, algo considerado um marco na história da instituição e da cidade, há 13 anos. E agora surgiu a oportunidade de expandir ainda mais, com o convite para construir uma escola dentro da área do Prado Gravataí, inovador projeto que está sendo erguido no conceito bairro-cidade. ‘‘Fomos escolhidos pela qualidade da nossa educação, traduzida em resultados como a melhor média no Enem entre as escolas privadas do Rio Grande do Sul’’, ressalta Ivan.

Ele enfatiza que os investidores do Prado, ao procurarem o Sinodal, ofereceram dois itens considerados essenciais: demanda e propriedade. Com a viabilidade em relação a um bom número de alunos, a preocupação foi garantir uma área de terra que permitisse montar um projeto adequado aos padrões da escola. Com isso, a oferta inicial de 1 hectare foi ampliada para 3,75 hectares, garantindo a construção de instalações amplas e modernas. ‘‘Para nós, é uma consolidação muito importante em termos de abrangência, permitindo ampliar o oferecimento de educação de qualidade.’’

Para o CEO do Prado Bairro-Cidade, Cláudio Luiz Brueckheimer, a combinação de uma metodologia de ensino reconhecida, junto a um ambiente escolar moderno e propício à inovação, são estímulos importantes. “Para nós, ter o Sinodal no Prado é reafirmar o nosso compromisso com a excelência. As famílias que escolherem viver no bairro-cidade terão acesso a um dos melhores colégios do Estado, numa área privilegiada, construída para proporcionar a melhor experiência de ensino”, pontua Cláudio, ressaltando que a escola é aberta a todos. Ivan Renner enfatiza que a área permitiu a implementação de um projeto adequado aos padrões do Sinodal, com instalações amplas e modernas.

Foto: Divulgação

Formação nas oito inteligências

O diretor-geral destaca a diversidade do currículo, com atividades complementares, como a prática esportiva, o ensino bilíngue (Português-Inglês), o idioma alemão, música instrumental, teatro (teoria e prática), entre outras atividades. “Vamos ocupar o aluno da melhor maneira possível, para que tenha uma formação completa e seja formado nas oito inteligências", observa Ivan, referindo-se à Teoria das Inteligências Múltiplas, do pesquisador norte-americano Howard Gardner, que coloca o estudante como protagonista do processo de aprendizagem.

O Diretor do Sinodal Prado Gravataí, Tiago Becker, já está trabalhando no novo prédio desde setembro, quando a instituição abriu as portas para visitação e para receber as famílias interessadas. Com uma expectativa gigante para o início do ano letivo 2022, Tiago garante que o aluno encontrará no Sinodal um espaço para desenvolver suas habilidades. “Nós propomos uma educação centrada no aluno. Oferecemos uma boa base cultural, a partir de ênfases no bilinguismo, no esporte, nas artes, nas ciências exatas e humanas, além de uma valorização dos temas ligados à tecnologia e inovação. Elas compõem uma metodologia de muito sucesso que aplicamos em nossas unidades de São Leopoldo e Portão e que serão adotadas no Prado também.’’ O corpo docente qualificado também será um diferencial no Sinodal Prado, afirma Tiago. Nesta primeira fase, a escola vai contar com pouco mais de 35 professores. “Vinte e cinco já estão contratados e outros foram entrevistados”.

Inovação e Liderança

Com Laboratórios de Química, Biologia e Robótica, no Sinodal, a tecnologia será ferramenta para inovação e empreendedorismo. O conceito, que já é aplicado nas outras duas unidades do Colégio Sinodal, tem como base o propósito de educar para a liderança, fazendo das aulas e oficinas um ambiente focado no desenvolvimento de habilidades.

Ao trabalhar para que o tema esteja inserido em uma ideia mais ampla de conhecimento, o Sinodal fará do ensino tecnológico na unidade Prado Gravataí, um recurso fundamental para que seus alunos pensem em inovação e empreendedorismo. Assim, a forma como o assunto é conduzido em sala de aula atenderá ao propósito da instituição, de educar para a liderança, formando jovens que depois, na vida adulta, devem influenciar de maneira positiva setores como comércio, indústria, política, saúde, educação e, claro, o próprio segmento de tecnologia.

‘‘Os fundamentos da escola são a base para o ensino tecnológico. Trabalhamos com essa visão, partindo do princípio de que o ser humano deve ser o mais completo possível, se preparando em todas as direções’’, explica Ivan Renner. O entendimento de como a tecnologia deve ser inserida na base curricular é também resultado da longa experiência da instituição no tema. A escola foi uma das primeiras, há mais de três décadas, a disponibilizar microcomputadores aos alunos. Nos últimos 15 anos, porém, os processos foram acelerados, com o aperfeiçoamento e o aprofundamento da conexão entre tecnologia, inovação e empreendedorismo na sala de aula, respeitando cada faixa etária, com focos específicos.

INSCRIÇÕES

O diretor do Sinodal Prado, Tiago Becker, lembra que as inscrições para o ano letivo de 2022 estão abertas e que o time de matrículas está à disposição para responder qualquer dúvida através do WhatsApp da escola (51) 3081-4787. As famílias interessadas também podem acessar o site da instituição www.sinodalprado.com.br ou seguir o perfil no Instagram @sinodalprado. 

| |

Leia mais

Variedades Like a Woman: um evento para inspirar
Variedades Como aliviar a enxaqueca
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Logo Like Magazine Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal Novo Hamburgo / RS - CEP: 93334-350 (51) 3065.4000 redacao@likemagazine.com.br
CONTATO
Assine Anúncie Cadastre seu e-mail Fale conosco Política de privacidade
Grupo Editorial Sinos 2021. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pelo Núcleo de Desenvolvimento Digital do Grupo Sinos