- Decoração -

AS BELAS CRIAÇÕES DAS ARQUITETAS À FRENTE DO STUDIO DB

25.11.2020 por Bruna Kirsch

As arquitetas Camila Duarte, 28 anos, de Campo Bom, e Danielle Buttenbender, 27 anos, de Novo Hamburgo, fazem parte da nova geração de profissionais que vêm se destacando na região, e estão à frente do Studio DB, localizado em Campo Bom.

Foto: Cristania Kramatschek/Divulgação

Elas contam que escolheram o curso de Arquitetura pois admiravam a área criativa desde a infância. “A experiência adquirida nos estágios no período da faculdade nos fez despertar e nos identificar ainda mais com a arquitetura de interiores, tendo a certeza de que estávamos no caminho certo”, menciona Danielle. Ela e a sócia ingressaram no curso em 2010, na Universidade Feevale, e se formaram em 2017. E foi no mesmo ano que começaram o seu negócio. “Iniciamos alguns trabalhos de forma despretensiosa para amigos próximos e conhecidos. Logo, a procura pelo nosso trabalho foi aumentando e vimos o potencial de apostarmos neste processo juntas”, contam as arquitetas. Para elas, tudo começou de forma muito natural, e a sintonia nos planos e ideais levaram-nas a essa parceria. “Tudo flui tão bem que muitas vezes somos confundidas por sermos irmãs. E praticamente somos”, brincam. Em outubro, elas completaram três anos do Studio DB, e mencionam que são gratas por todo o crescimento que tiveram nesse tempo. “Não imaginávamos que seria tão incrível o início da nossa carreira”, afirmam. Mas, quando indagadas sobre quais são as suas perspectivas para os próximos 10 anos, elas admitem: “Queremos muito mais para o futuro." 
As sócias pretendem ampliar o time de colaboradores para atenderem mais nichos de projetos de interiores, além de outras regiões. Elas mencionam ainda que arquitetura é colaboração, e que hoje contam com a dedicação das acadêmicas Júlia e Cláudia, que contribuem para os projetos desenvolvidos pelo Studio.

EVOLUÇÃO E ATUALIZAÇÃO
As arquitetas acreditam que por lidarem com muitas pessoas, desde clientes até fornecedores, elas aprendem e evoluem diariamente. “Cada um que passa por nós contribui para nos tornarmos pessoas mais humanas e mais empáticas”, aponta Camila. Inquietas, elas mantêm um olhar atento buscando evolução e sempre acompanham as novidades do setor. “Como arquitetas e empreendedoras, precisamos ter uma visão multidisciplinar para atualização constante em todos os aspectos do Studio. Isso gera grande trabalho e estudo. No último ano, visitamos o Salão do Móvel, em Milão, que nos trouxe referências incríveis para traduzir nos projetos”, contam.

REALIZANDO SONHOS
“Arquitetura é um meio de melhorar a qualidade de vida das pessoas em diversos aspectos. As necessidades e expectativas estão sempre em transformação, por isso, a arquitetura é um aperfeiçoamento constante. E nós nos identificamos muito com essa dinâmica”, contam Camila e Danielle.
As profissionais acreditam que um projeto sempre vem com uma expectativa muito grande em realizar algo que vai transformar o jeito de viver. Sendo muitas vezes, a realização de um sonho de vida. “Trabalhamos para que esse processo seja uma experiência diferenciada para o nosso cliente. Buscamos absorver as etapas mais técnicas da obra e trazer o cliente mais perto dos momentos ‘felizes’ da execução”, aponta Danielle.

Foto: Cristania Kramatschek/Divulgação


AMOR PELA PROFISSÃO
Para as arquitetas do Studio DB, a arquitetura está relacionada diretamente com as suas vidas pessoais. “Estamos observando a todo momento, em qualquer lugar. É involuntário. Sem perceber, analisamos a iluminação e o mobiliário por onde passamos. Acreditamos que isso aconteça pelo amor que temos pela profissão”, contam. Elas acreditam que o papel da arquitetura na atualidade é desenvolver projetos mais responsáveis e que promovam a melhoria no bem-estar. “Com muita responsabilidade, temos a missão de materializar sonhos”, acrescenta Camila.

OBRAS QUE EMOCIONAM

Foto: Bohn Fotografias/Divulgação

A COZINHA NO CORAÇÃO DA CASA

Um dos projetos que mais emocionam Camila e Danielle é a Casa MP. Localizada em Campo Bom, ela possui 280m² e foi finalizada em 2019. “Esse é um projeto que nos enche de orgulho. Ele explora elementos que nos identificamos e marcam muito os nossos projetos: integração, linhas retas e materiais puros”, contam. O contraponto de tons claros x escuros e o mobiliário de destaque em madeira são características que reforçam o caráter do projeto. A casa foi pensada para uma jovem família que ama curtir o lar e acompanhou de perto cada escolha e evolução do projeto. “A premissa do projeto de interiores era que houvesse muita integração entre os espaços, além de explorar a relação com o exterior da residência”, diz Danielle.
Para as arquitetas, a cozinha é o ponto de destaque, pois está no coração da casa. Ela possui uma grande ilha em Dekton, que convida a momentos de socialização entre convidados e a família. “Nos emociona ver as peças que desenhamos com cuidado neste projeto, como é o caso do aparador em madeira no hall e da cristaleira com plano de fundo em Nero Marquina”, afirma Camila.

Foto: Bohn Fotografias/Divulgação

POR UM LAR CONFORTÁVEL E ACONCHEGANTE
Outro projeto que as arquitetas se orgulham é o Apto AG, que conta com 260m² e foi finalizado este ano. Segundo Camila e Danielle, ele foi projetado para clientes que possuem uma rotina intensa e que buscam conforto e tranquilidade para o seu lar. “Traduzimos essas necessidades neste projeto leve, fluido e atemporal”, contam. Para elas, esse apartamento foi uma reforma muito transformadora, realizada em um prazo curto e desafiador. “A expectativa para o projeto era bem clara: promover bem-estar aos moradores. Temos muito orgulho do resultado e de ver elementos que pensamos com muito carinho fazendo um grande efeito”, conta Danielle. O projeto valorizou a iluminação natural e a linda vista externa que o apartamento oferece, um convite à contemplação e ao relaxamento. “O layout foi definido de forma fluida, com peças de design que imprimem a identidade dos clientes”, comenta Camila. As profissionais destacam a parede principal do living, que é revestida em lâmina de madeira, camuflando as portas e oferecendo amplitude e aconchego. Além disso, a utilização pontual de plantas contribuiu para criar uma atmosfera mais viva ao ambiente.

Foto: Bohn Fotografias/Divulgação

UNIÃO ENTRE O BELO E O FUNCIONAL
As arquitetas também destacam mais um projeto inspirador: a Casa BL, que possui 320m² e fica localizada em Novo Hamburgo. Idealizada para uma família, o projeto une o belo e o funcional. A paleta de tons cinza e fendi são predominantes, buscando uma atmosfera leve e acolhedora. “As aplicações de texturas e materiais atuais, que sintonizam entre si, criam ambientes harmônicos e com personalidade”, afirma Camila. Danielle conta que o projeto se diferencia pelo equilíbrio na composição dos materiais, em um layout totalmente integrado: “Unir as texturas, mobiliário e peças de decoração em um único espaço amplo é sempre desafiador."
As sócias do Studio DB lembram que ver cada peça do projeto se encaixando até o dia da entrega foi emocionante. Para elas, o grande destaque do living é o revestimento em mármore Kouros Leather, que reveste a lareira ao longo do pé direito duplo, junto das molduras aplicadas na parede, que a valorizam de forma leve. O cuidado com as peças de decoração, visando um ambiente agradável e equilibrado, também foram de extrema atenção no momento da perfumaria.

Publicidade
Publicidade
Publicidade