De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama e o câncer de colo do útero são os tipos mais frequentes em mulheres, depois do câncer de pele. Como forma de prevenir a doença, a campanha do Outubro Rosa foi criada.
No Brasil, o movimento ganhou força por volta de 2008 e segue até os dias atuais. A seguir, veja como funciona a prevenção contra o problema.
Dados da doença no Brasil
No Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. A incidência é mais comum a partir dos 35 anos de idade, principalmente após os 50 anos. Por isso, recomenda-se a mamografia de rotina para as mulheres entre 50 a 69 anos.
Quais são os sintomas do câncer de mama?
Os sinais e sintomas podem variar. Além disso, algumas mulheres podem não apresentar nenhum deles. O diagnóstico é feito através do autoexame, do exame clínico das mamas, dos exames de imagem ou da biópsia. Veja os sinais mais comuns da doença:
- Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Saída de líquido anormal pelos mamilos;
- Alterações no bico do peito como retrações;
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
Autoexame
Os especialistas não consideram o autoexame da mama um exame preventivo, já que não permite diagnosticar a doença. Apesar disso, pode ajudar a mulher a conhecer melhor o corpo, permitindo que fique atenta às possíveis alterações que surjam no corpo.
Prevenção e tratamento
Por fim, é importante ressaltar que a doença possui tratamento através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia ou terapia biológica. Uma das maneiras de reduzir o risco é praticar exercícios físicos e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo.
Siga a Like Magazine no Instagram e acompanhe nossos conteúdos sobre bem-estar.