De acordo com a rede de saúde integrada do Brasil, a Dasa, o número de pacientes que procuraram a rede no primeiro semestre de 2023, para realizar mamografia anual, aumentou em 16,23%, na comparação com o mesmo período do Outubro rosa de 2022. No entanto, apesar do crescimento, a quantidade de mulheres que deixaram de fazer o exame, ainda é significativa.
A Dasa também divulgou que 24.6% das mulheres, que usam as plataformas digitais da empresa, realizam mais exames de rastreio focados na saúde feminina. O aplicativo, Nav, faz o alerta para as pacientes lembrarem da necessidade de retomar os exames preventivos, principalmente no Outubro rosa.
“Unindo a capilaridade da nossa rede e nossa capacidade de gestão de dados, conseguimos ajudar as pacientes e os médicos a navegarem com celeridade e assertividade pelo nosso ecossistema, aprimorando o cuidado com pertinência, eficácia e, principalmente, melhorando o desfecho. O Nav é um recurso poderoso nesse processo”, afirma Emerson Gasparetto, Diretor Geral de Negócios Hospitalares e Oncologia na Dasa.
O câncer de mama é a primeira causa de morte por tumor na população feminina. Por isso, o diagnóstico com antecedência é essencial para ajudar no processo de recuperação. Também, Outubro rosa está em seu foco para conscientizar os exames.