Bem-Estar

Novembro Azul: alerta para o câncer de próstata; veja cuidados

Novembro é considerado o mês de prevenção ao câncer de próstata. Campanha mundial, Novembro Azul, que desde 2008 faz parte do calendário oficial de eventos no Brasil. Durante todo o mês, sociedades médicas e profissionais da saúde alertam a população masculina sobre a importância de exames periódicos para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata e de outras doenças. 

Novembro Azul
Novembro Azul

De acordo com a publicação da Pesquisa Nacional de Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, realizada em 2019, as mulheres procuram mais os serviços médicos do que a população masculina. 

“Este dado corrobora o que outras pesquisas internacionais já apontavam, que em média as mulheres têm cerca de três vezes mais propensão a procurar os serviços, isso é bastante preocupante. Porque muitas das doenças que atingem a população masculina não apresentam sintomas. Necessitando assim de exames complementares para a detecção e o tratamento precoce”, destaca o médico urologista, Ruimário Coelho. 

Novembro azul e como os homens lidam

O câncer de próstata é uma das doenças que pode atingir os homens de maneira silenciosa. Todos os anos, atinge cerca de 72 mil pacientes em todo o país, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer. 

“Este é o segundo tipo de câncer mais comum na população masculina. Atrás somente do de pele não melanoma. Mas muitas vezes o diagnóstico é feito de forma tardia, o que pode comprometer o tratamento e, consequentemente, as chances de cura do paciente”, destaca Ruimário Coelho.

Os exames para prevenir a doença na próstata devem começar aos 40 anos de idade, com consultas e exames regulares a um urologista. Principalmente, se tiver casos de câncer de próstata na família. 

Portanto, os fatores de risco estão no histórico familiar, sobrepeso e obesidade.

“Infelizmente por questões culturais, muitos homens ainda resistem a procurar atendimento médico e acabam não fazendo os exames de rotina. Por isso essa campanha é tão importante. Para chamar a atenção de toda a sociedade sobre as doenças que atingem a população masculina”, explica o médico. 

Anna Júlia Rodrigues

Graduanda em jornalismo na Universidade Feevale, com experiência em planejamento de conteúdo digital, notícia de entretenimento, hard news, produção de rádio e cobertura de eventos no setor cultural. Escreve sobre tendências de moda e assuntos mais comentados do momento.
Apaixonada por gatos, séries, documentários e livros baseados em fatos reais. Não dispensa sushi e uma boa comida italiana.
Contato: anna.rodrigues@gruposinos.com.br

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *