Bem-Estar

Herpes ocular: conheça os sintomas e grupo de risco

Embora a herpes ocular não seja tão comum, é uma doença viral que pode afetar adultos e crianças. Entretanto, o herpes simples que costuma se desenvolver na região dos lábios e boca pode afetar até 80% das pessoas, em algum momento da vida. 

Herpes ocular

Na última semana, o herpes ocular viralizou nas redes sociais, após uma fã do grupo mexicano RBD, perder a visão depois de um episódio de herpes que atingiu a retina. Segundo a Dra. Marcela Barreira, oftalmo pediatra especialista em estrabismo, o vírus herpes simples tipo 1 (HSV-1) causa aquelas bolhas dolorosas, que costumam aparecer nos lábios, cavidade oral ou próximas da boca. 

“Entretanto, o herpes simples também pode atingir as pálpebras e os olhos. As lesões podem se desenvolver na conjuntiva, córnea e, raramente, alcançam a retina, que foi o caso da fã do RBD”, comentou.

Estresse pode desencadear crises de herpes

O vírus pode surgir, principalmente na infância, em períodos de grande estresse. No entanto, também pode surgir em pessoas com baixa imunidade, em quadros febris, após cirurgias, traumas no local e, até mesmo, um longo período de exposição ao sol. Por exemplo, durante as férias na praia. 

Sintomas de herpes ocular

  • Dor de cabeça
  • Irritação nos olhos
  • Vermelhidão
  • Sensação de ter areia nos olhos
  • Lacrimejamento
  • Sensibilidade à luz
  • Coceira

“Quando a infecção atinge apenas as pálpebras, os sintomas são parecidos ao quadro de herpes da cavidade oral e lábios. Tudo começa com uma coceira, seguida do surgimento de bolhas, que se transformam em feridas bastante doloridas. Estas lesões cicatrizam e as crostas caem. Contudo, a principal preocupação do herpes ocular é exatamente quando o vírus infecta a conjuntiva, córnea e, finalmente, a retina”, alerta Dra. Marcela.

Entretanto, é necessário salientar que muito raro casos de herpes ocular, como o caso da fã do RBD. 

“Quando o herpes atinge a retina pode ocorrer um quadro de necrose retiniana aguda (NRA). Esta condição pode ocorrer isoladamente, mas na maioria dos casos é seguida de um quadro de herpes orofacial. O embaçamento visual é bem comum, podendo vir acompanhando de moscas volantes e dor importante nos olhos. Infelizmente, o desfecho costuma ser ruim e evoluir para perda visual”, conta Dra. Marcela. 

Anna Júlia Rodrigues

Graduanda em jornalismo na Universidade Feevale, com experiência em planejamento de conteúdo digital, notícia de entretenimento, hard news, produção de rádio e cobertura de eventos no setor cultural. Escreve sobre tendências de moda e assuntos mais comentados do momento.
Apaixonada por gatos, séries, documentários e livros baseados em fatos reais. Não dispensa sushi e uma boa comida italiana.
Contato: anna.rodrigues@gruposinos.com.br

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *