Um sorriso perfeito vai muito além de ter dentes brancos e alinhados. Um dos passos mais importantes é preservar a saúde bucal diariamente. Nesse sentido, o uso do fio dental é imprescindível. A seguir, veja a importância desse item de higiene e saiba como utilizá-lo corretamente.
Higienização adequada dos dentes
Embora a escovação seja essencial para a limpeza dos dentes, somente ela não é o suficiente. Muitas vezes, as cerdas da escova não conseguem acessar o espaço existente entre os dentes. Por consequência, restos de alimentos podem ficar presos ou acumulados nessa área, sem que seja perceptível.
Com o tempo, as bactérias oriundas desses resíduos vão se proliferar na região e dar origem às placas bacterianas, desencadeando problemas como a cárie e o tártaro, por exemplo. Nesse cenário, o uso diário do fio dental é a melhor forma de prevenir os problemas, já que o item consegue acessar estes espaços e higienizar adequadamente a boca.
Sangramento da gengiva após o uso do fio dental
O sangramento após o uso do fio dental não é normal. Essa condição geralmente está relacionada à higiene bucal inadequada, que favorece a formação de placa e tártaro. Além disso, o sangramento gengival pode ser causado pela escovação muito forte ou deficiente e pelo uso de determinados medicamentos. Em geral, recomenda-se consultar o dentista quando o problema ocorrer.
Com que frequência devo usar?
O ideal é realizar uma higienização completa da boca após cada refeição. Contudo, devido à rotina de trabalho e estudo, nem sempre é possível. Mas, o uso deve ser feito ao menos uma vez ao dia.
A última higienização bucal, por exemplo, é uma excelente escolha para realizar o processo, já que ela é a mais importante porque a boca permanece parada, não havendo um fluxo salivar intenso que favoreça a proliferação de bactérias.
Fio dental antes ou depois de escovar os dentes?
O uso do fio dental deve ser feito preferencialmente antes de escovar os dentes. Isso porque, ao remover os restos de alimentos que ficam no espaço entre os dentes e próximo à gengiva, o produto facilita o trabalho posterior da escova. No vídeo a seguir, aprenda como passar o fio dental corretamente.
Se você gostou do conteúdo, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.