A erva-mate é uma planta nativa da América do Sul, sendo mais popular no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Seja para tomar em um chimarrão, tereré ou um chá, a planta não é conhecida apenas pelo seu sabor, mas também pelos seus diversos benefícios para a saúde, tanto física quanto mental.
Um dos principais benefícios da erva-mate é sua composição nutricional. Afinal ela é rica em compostos antioxidantes e nutrientes importantes, incluindo vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais como cálcio, ferro, fósforo e manganês. Além disso, ela é considerada um estimulante, um bom diurético e um facilitador da digestão.
Conheça quatro benefícios da erva-mate:
Energia natural: a erva-mate é uma fonte incrível de energia natural. Isso se dá pela sua composição ter cafeína, que auxilia a melhorar a concentração e a se manter ligado durante o dia. Por ela ser um estímulo natural, é uma ótima substituta de bebidas energéticas artificiais.
Nutrição saudável: a planta medicinal é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. A presença desses compostos pode contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, além de contribuir para a saúde cardiovascular.
Bem-estar mental: consumir bebidas com a erva-mate, pode ser uma oportunidade para relaxar e descansar a mente, já que ela pode auxiliar no controle do estresse e da ansiedade.
Promoção da cultura e tradição: se você for na casa de um gaúcho, é quase improvável não encontrar uma cuia de chimarrão. Afinal, esse bebida representa a cultura do Rio Grande do Sul e, proporciona uma forma de conexão com os ancestrais.