Nada melhor do que ter um animalzinho de estimação para chamar de nosso. Eles fazem a nossa vida mais feliz e são verdadeiros companheiros. Mas, você sabia que a saúde do seu pet pode impactar também a sua saúde? A seguir, veja quais os cuidados tomar a fim de evitar doenças.
Doenças mais comuns transmitidas por animais de estimação
Raiva
A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura. Por isso, animais domésticos devem ser vacinados contra a doença.
Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita encontrado em fezes de gato e alimentos contaminados. Ela pode causar graves complicações principalmente para gestantes e pessoas com o sistema imunológico debilitado.
Ouça a Like Magazine no Spotify
Esporoticose
A esporoticose é causada por fungos e ocorre através de mordidas e arranhões de cães ou gatos doentes. A doença causa lesões na pele e pode chegar a outros órgãos, por exemplo.
Como prevenir essas doenças?
Segundo o Ministério da saúde, as Zoonozes são doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais. A transmissão pode ocorrer de forma direta, principalmente através do contato com secreções (saliva, sangue, urina, fezes) ou contato físico, como arranhaduras ou mordeduras. Veja como evitá-las:
- Castração: a castração evita a superpopulação, abandonos, doenças como câncer e agressividade.
- Vacinação: previne doenças graves e transmissíveis para humanos, um exemplo comum é a vacina contra a raiva.
- Controle de parasitas: fique atento a infestações como a de pulgas e carrapatos.
- Visitas regulares ao Médico Veterinário: é importante realizar, pelo menos, uma consulta por ano.
Gostou do conteúdo sobre como prevenir as doenças do seu pet? Então, siga a Like Magazine no Instagram e fique por dentro de nossas postagens!