Para manter a pele saudável e protegida dos raios solares, é preciso escolher o protetor solar e o fator de proteção solar ideal. Porém, com tantas opções no mercado, como saber qual é a correta?
Escolher o fator de proteção adequado te garante uma defesa eficaz e personalizada contra os danos causados pelos raios solares.
Aliás, nos siga no Instagram e confira mais dicas de bem-estar, beleza e comportamento.
Especialistas recomendam que o fator de proteção solar para corpo ou rosto, seja de pelo menos 30. Ademais, é extremamente necessário verificar o PPD no rótulo do produto. Afinal, segundo as diretrizes, um protetor solar deve ter pelo menos um terço do fator de proteção solar de PPD para ser considerado eficaz.
Além disso, o biomédico Matheus Castro informa que o tipo de pele de cada pessoa precisa ser levado em conta no hora de escolher o produto. Para peles oleosas, opte por um protetor solar sem óleo. Já para as gatas de peles secas, apostem em opções mais hidratantes.
Pessoas com pele muito clara, precisam de uma proteção solar de 50. Já para pessoas de pele negra, o FPS 30 atende bem as necessidades. “Quanto mais clara a pele da pessoa for, quanto mais baixos forem os fototipos, maior vai ser o FPS, justamente por causa da sensibilidade frente à luz solar”, explica.
Em quanto tempo retocar o protetor solar?
Independente do seu FPS, o período de retoque recomendado é de 3 em 3 horas. Em dias de calor intenso – que é o que estamos vivendo -, é aconselhável realizar a reaplicação em intervalos menores.
Por fim, o retoque deve ser feito sempre com o fator de proteção ideal, pois o produto aplicado anteriormente perde sua efetividade ao longo do tempo. Sendo assim, é preciso garantir a utilização do mesmo fator para conseguir uma defesa eficaz.