O chá de funcho é uma receita caseira ancestral para tratar problemas como cólicas, diarreia e excesso de gases. Ele é geralmente comercializado seco, embalado e identificado pelo nome botânico em supermercados, farmácias e lojas especializadas.
Benefícios da bebida
O funcho possui propriedades antiespasmódicas (os antiespasmódicos são um grupo de substâncias que previnem a contração dolorosa e involuntária dos músculos do intestino, abdômen e sistema reprodutor) e anti-inflamatórias, sendo, por isso, frequentemente utilizado como uma alternativa para o tratamento de diferentes tipos de cólicas.
Além disso, o funcho também é conhecido pelas suas propriedades galactagogas, ou seja, por estimular a produção de leite materno. Vale ressaltar que, embora esse chá seja considerado seguro para a maioria das mulheres, é recomendável um médico antes de iniciar qualquer tratamento natural, especialmente durante a amamentação.
Diferença entre funcho e erva-doce
A erva doce e o funcho são facilmente confundidos, já que possuem aparência semelhante. Porém, são plantas diferentes e possuem diferentes compostos e propriedades. Além disso, o funcho também pode ser conhecido como erva-doce falsa ou erva-doce de cabeça.
Ouça a Like Magazine no Spotify
Receita de chá de funcho
- Ingredientes
- 200 ml de água fervente
- 1 colher de chá de sementes ou folhas frescas de funcho
- Modo de preparo
- Coloque 1 colher de chá das sementes ou folhas de funcho em água
- Deixe repousar por 10 a 15 minutos
- Espere amornar e beba de 1 a 3 vezes ao dia
Gostou do conteúdo sobre os benefícios do funcho? Então, cadastre o seu e-mail para receber mais dicas da Like Magazine.