O câncer do colo do útero (CCU), também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção genital persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. De acordo com o Ministério da Saúde, o CCU é o terceiro tumor maligno mais comum entre as mulheres, atrás do câncer de mama e do colorretal.
Sintomas
É importante ressaltar que a doença pode não apresentar sintomas em fase inicial. Por esse motivo, o monitoramento é recomendado para que seja mais fácil de identificá-la. No entanto, alguns indícios são indicativos do câncer do colo do útero. São eles:
- Dor pélvica (contínua e durante a relação sexual);
- Sangramento vaginal irregular (pode acontecer após a relação sexual, assim como entre as menstruações);
- Corrimento vaginal com odor desagradável.
Prevenção
Papanicolau (exame preventivo)
Na maioria dos casos, a infecção não causa doença, mas em algumas vezes, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer com o passar dos anos. O exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, pode identificar o vírus e as lesões pré-cancerosas.
Recomenda-se que toda mulher que tem ou já teve vida sexual realize o exame preventivo, sobretudo as que têm entre 25 e 59 anos. De início, é preciso realizá-lo anualmente. Após dois exames consecutivos (com intervalo de um ano) com resultado normal, a pessoa pode fazer o Papanicolau a cada três anos.
Vacina contra o HPV
Além disso, outra forma de prevenir o surgimento do câncer do colo do útero é através da vacina contra o HPV. O imunizante é distribuído gratuitamente pelo SUS e indicado para diferentes grupos, de acordo com o esquema vacinal recomendado. Você pode conferir as indicações e administração da vacina aqui!
Tratamento
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) a cirurgia e a radioterapia são os tratamentos mais comuns para o câncer do colo do útero. Porém, o tipo de procedimento dependerá do estágio da doença, tamanho do tumor e fatores como a idade e o desejo de preservação da fertilidade
Se você gostou do conteúdo, assine a Newsletter da Like Magazine e receba nossas atualizações.