Em muitas casas gaúchas, o chimarrão não pode faltar! É comum ver famílias, amigos e colegas de trabalho reunidos em roda, compartilhando a erva-mate em momentos de descontração e convivência. Além disso, o chimarrão, tão popular no Rio Grande do Sul, oferece benefícios que vão além do aspecto social.
Alivia a dor de cabeça
Segundo o Instituto Brasileiro da Erva-mate, devido à ação estimulante da cafeína no sistema cardiovascular, a planta também acaba por ser benéfica em certos tipos de dores de cabeça por vasodilatação (enxaquecas).
Acelera o metabolismo
Outra vantagem oferecida pelo chimarrão é a presença de cafeína, que tem efeito termogênico, e, por isso, contribui para acelerar o metabolismo.
Rica em nutrientes
Além disso, a erva-mate é fonte de nutrientes como vitamina B1, B6, C, D, E e minerais como ferro, fósforo potássio e manganês.
Siga a Like Magazine no Instagram
Previne a diabetes
Devido a sua potente ação antioxidante e anti-inflamatória, o chimarrão mantém a saúde do pâncreas, equilibrando os níveis de glicose no sangue e ajudando a evitar a resistência à insulina e diabetes.
Previne doenças cardiovasculares
Por fim, vale mencionar que a erva-mate mantém a saúde das artérias e controla os níveis de colesterol “ruim” no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, devido a alta presença de polifenois com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias em sua composição.
Gostou do conteúdo sobre a erva-mate? Então, cadastre o seu e-mail para receber mais dicas da Like Magazine.