Devido a alta incidência de incêndios no Brasil e no exterior, a qualidade do ar no país está comprometida. O tempo seco, o céu cinzento e as altas temperaturas fazem parte do problema e podem afetar o nosso organismo de forma significativa. A seguir, veja como proteger a saúde com cinco dicas práticas.
Como proteger a saúde no ar poluído?
Cuide da hidratação
Em momentos de baixa umidade e alta poluição, é importante se manter hidratado. Beber água regularmente auxilia na hidratação do pulmão. Além disso, a ingestão do líquido evita a concentração sanguínea, prevenindo complicações.
Ouça a Like Magazine no Spotify
Evite atividades ao ar livre
Praticar exercícios físicos ao ar livre não é indicado neste momento, já que durante a prática, a taxa de respiração aumenta para dar conta do gasto energético maior. Por isso, evite correr, caminhar ou pedalar em grandes vias de circulação de carros.
Use máscara quando necessário
O uso de máscaras deve ser avaliado individualmente, pois auxiliam na redução da exposição às partículas maiores, principalmente para as pessoas com condições crônicas, como pneumopatas, cardiopatas e pessoas com problemas imunológicos.
Umidifique ambientes fechados
O tempo seco e a baixa umidade do ar, junto com a poluição, favorecem infecções, ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz. Com o intuito de reduzir esses impactos, use umidificadores elétricos ou espalhe pela casa toalhas e panos úmidos.
Alivie a secura das mucosas nasais
Ao ser inalado, o ar poluído provoca um aumento na produção de secreção (o muco) para tentar compensar a falta de umidade do ar. Por isso, umidifique as narinas com o uso de sprays nasais com soro fisiológico.
Gosta de dicas de bem-estar e saúde? Então, cadastre o seu e-mail para receber mais.