Bem-Estar

 Ar-condicionado: quando é preciso trocar de aparelho? Veja dicas 

Apesar do ar-condicionado ser um dos itens mais procurados pelos brasileiros e, também, muito favorável para a rotina do lar, os cuidados existem na mesma proporção; saiba mais

Publicado em: 13/11/2023 14:18
Última atualização: 13/11/2023 16:23

Apesar do ar-condicionado ser um dos itens mais procurados pelos brasileiros e, também, muito favorável para a rotina do lar, os cuidados existem na mesma proporção. A começar pela limpeza correta, a manutenção e, principalmente, um foco maior no filtro do aparelho. 

Cuidados com o ar-condicionado

Você sabia que se a peça estiver comprometida ou suja, a qualidade do ar é diminuída drasticamente? O que também pode acabar gerando problemas respiratórios. Levando, inclusive, à perda total do aparelho. 

Além dos reparos anuais do filtro, é importante estar atento sobre quando é preciso trocar de aparelho. De acordo com o site Casa e Jardim, ele pode acabar por consumir mais energia, tendo problemas na refrigeração e até mesmo, fora das regras do Inmetro. 

A seguir, veja as dicas que o especialista da Fujitsu General do Brasil, Daniel Alexandre, deu para monitorar a situação do seu ar-condicionado:

Eficiência energética: 

Os modelos antigos podem, facilmente, gastar mais energia do que os modelos mais modernos. Portanto, ao perceber um aumento fora do normal na conta da luz, é o momento de analisar a troca do aparelho. 

"Vale destacar que o Inmetro alterou a nova metodologia de teste, por isso recomendamos que o cliente pesquise a etiqueta de consumo de energia antes de adquirir o equipamento", diz

 

Barulhos estranhos no ar-condiconado:

Se o aparelho está emitindo sons incomuns ou vibrando excessivamente, pode ser um sinal importante de desgaste interno. Ou seja, vale trocar ou enviar para uma assistência técnica especializada para avaliar a situação. 

Ineficiência no funcionamento do ar-condicionado:

Quando o ar está demorando mais tempo para resfriar o ambiente ou não atinge a temperatura desejada, pode ser que precise de uma avaliação a fim de manter o bem-estar e investimento.

Manutenções constantes:

Se o proprietário estiver enfrentando problemas com muita frequência e especialistas não conseguem encontrar uma solução 100% garantida, vale observar se não está no momento de investir em um modelo mais novo e confiável. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Bem-Estar
Matérias Relacionadas