Um dos meus itens preferidos para dar aquele up nos cabelos é o shampoo a seco. Com o produto, você consegue renovar a aparência dos fios em poucos instantes, por exemplo. A raiz ficou oleosa? Usa shampoo a seco! Os fios estão sem volume? Ele serve para isso também. Portanto, para quem ainda tem dúvidas na hora de usar o produto, pedimos ajuda de Ricca, que é especialista no assunto, e montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o shampoo a seco.
Siga a Like Magazine no Instagram
Para que serve o shampoo a seco?
O shampoo a seco é um tipo de produto em spray que não molha os fios e é aplicado por meio de jatos. Ele absorve a oleosidade do couro cabeludo e deixa os cabelos com aspecto sequinho e cheiroso, como se estivessem sido lavados.
Como usar shampoo a seco?
- Em primeiro lugar, agite a embalagem do shampoo a seco por alguns segundos.
- Depois, divida o cabelo em mechas.
- Aplique o produto na raiz com uma distância de 30cm.
- Massageie a raiz para que o produto se espalhe.
- Por fim, escove os cabelos para remover o excesso de resíduos dos fios.
- Vale caprichar na aplicação nas partes em que a oleosidade é mais intensa, como nas laterais da raiz do cabelo, por exemplo.
Com que frequência posso usar?
Por mais que o shampoo atue de maneira superficial e não penetre no fio, o ideal é que seja usado no máximo 3 vezes por semana. Ele é indicado para os dias mais corridos ou quando o cabelo ganha aspecto oleoso antes da próxima lavada, por exemplo. Por isso, é importante lembrar que o produto não substitui a limpeza tradicional, que deve ser feita com água e os produtos adequados.
Outros usos
Além disso, o produto serve para eliminar odores de fumaça e de determinados tipos de comida, por exemplo. No entanto, as ocasiões de uso não precisam ser apenas emergenciais, afinal, o produto também pode ser um aliado na construção de penteados, já que oferece volume à raiz. Eu uso, por exemplo, quando faço babyliss.
Tenho química no cabelo. Posso usar o shampoo a seco?
Não há qualquer problema em usar shampoo a seco em fios quimicamente tratados. Nos cabelos tingidos, o uso do produto pode até prolongar a cor, já que o número de lavagens tende a diminuir com a aplicação do spray. O mesmo acontece com mechas que receberam progressiva ou outros métodos de alisamento.
Vale para todos os tipos de cabelos?
O spray ajuda a reduzir e absorver a oleosidade sem ressecar os fios. Portanto, ele serve para todos os tipos de cabelos. Cabelos cacheados, crespos e até mais secos podem se beneficiar do produto que, além de tirar a oleosidade da raiz e devolver o volume, garante maior movimento para as madeixas.