Beleza

Tônico de crescimento capilar realmente funciona?

Os fios começaram a cair e você precisa encontrar uma solução, mas surgiu a dúvida se o tônico de crescimento capilar realmente é uma boa saída? A seguir, te explicamos tudo sobre o produto, porém, adiantamos: depende!

Antes de conhecer a fundo o que é o produto, o primeiro passo é entender que não há tônico capilar que resolva um problema que tem origem em outro fator. Isso porque a loção trata, em geral, a consequência de uma questão maior. O melhor caminho, então, é conversar com um especialista para sanar o ponto de partida da queda.

Tônico para cuidado com o cabelo
Freepik

Até que ponto é normal perder cabelo?

Conforme o Ministério da Saúde, é comum perder entre 50 e 100 fios de cabelo diariamente. O número assusta, mas a quantidade não apresenta qualquer risco de desenvolver calvície e é considerada normal.

E a explicação é simples: as madeixas se renovam naturalmente. O ciclo de vida de um fio dura cerca de um ano e meio a dois anos. Nesse processo, ele cresce, repousa e cai. Em seguida, um novo integrante supre essa perda no couro cabeludo. Inclusive, cerca de 90% do seu cabelo está em fase de crescimento — então, nada de pânico.

Por que o cabelo cai?

Ainda conforme o Ministério da Saúde, existem dois motivos principais para a queda: hereditariedade e hormônios masculinos. No entanto, eles não são únicos e a lista inclui infecções, traumas na região capilar, hábito compulsivo de arrancar os fios, aplicação em excesso de produtos químicos, distúrbios da tireoide, má alimentação, carência de vitaminas, medicamentos e estresse.

O excesso de oleosidade, que provoca a dermatite seborreica, também integra a listagem. Cirurgia, parto e tratamento de quimioterapia são questões que levam à perda de cabelo intensa, mas passageira.

Quando procurar um médico para tratar a queda de cabelo?

A recomendação oficial do Ministério da Saúde é fugir de produtos milagrosos e não usar medicamentos por conta própria. Ou seja, nada de testar receitas caseiras e escolher sozinho o tônico voltado ao crescimento capilar.

A orientação é buscar um dermatologista se você identificar alguns fatores, como queda em tufos ou acelerada em comparação ao seu histórico; couro cabeludo com vermelhidão, coceira ou ardência; oleosidade acima do normal; e caspa.

Como saber se o tônico capilar funciona?

O primeiro passo para garantir um tratamento eficaz é saber identificar o tipo de produto. O Ministério da Saúde, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, determina na resolução 752, de 2022, a listagem de cosméticos que precisam ou não de comprovação de eficácia e segurança. Entre os itens que necessitam, a seleção inclui tônicos e loções capilares. Por isso, não pule a etapa de ler o rótulo!

Para fazer uma boa escolha, é preciso entender exatamente qual a promessa por trás do cosmético e, também, qual a especificação técnica dele. No site da Anvisa, é possível conferir a especificação de produtos de maneira simplificada.

Amanda Bernardo

Graduanda de jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Cobre eventos e novidades de beleza, com foco em tendências e lançamentos de cabelo. Tem experiência em cobertura de feiras sobre decoração, como CASACOR e Mostra Glass. Além de repórter no digital, integra a produção do programa de rádio Like 103.3, do impresso e das redes sociais. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *