Diariamente a nossa pele enfrenta diversos desafios, como poluição, raios UV, estresse e mudanças climáticas que, ao longo do tempo, acabam afetando sua saúde e aparência. Durante a noite, a pele entra em seu estado mais ativo da regeneração, é neste momento que o processo natural de reparação celular é intensificado. Sendo assim, é indicado potencializar os cuidados com o skincare noturno.
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine.
Como fazer o skincare noturno?
O conceito de reparação noturna está sendo cada vez mais valorizado no mundo dos cuidados diários, afinal é durante a noite que a pele está mais propensa a absorver nutrientes e ativos. Para aproveitar ao máximo esse momento de recuperação, é essencial escolher os componentes certos.
“Ingredientes como retinol, peptídeos, ácidos esfoliantes e agentes hidratantes desemprenham papéis fundamentais na regeneração da pele. Esses ativos trabalham juntos para restaurar a saúde cutânea, promovendo uma aparência mais firme, radiante e saudável”, explica a dermatologista Cibele Hasmann Freire.
Além disso, também é possível – e indicado – usar cremes oclusivos – que formam uma espécie de filme na pele, impedindo que a epiderme perca água por meio da evaporação – podendo ser nutritivos ou reparadores. Este tipo de produto, quando aplicado como o último passo do skincare noturno, forma uma camada protetora na pele, permitindo que os ativos penetrem de maneira mais eficaz.
“Após a limpeza do rosto, comece com o ativo, que prepara a pele e otimiza a absorção dos ingredientes subsequentes. Em seguida, aplique o creme hidratante, especialmente em peles sensíveis, para selar os ativos e garantir uma barreira de proteção eficaz”, indica.
A profissional também reforça que é de extrema importância entender as necessidades individuais. Afinal, cada tipo de pele responde de maneira diferente aos ativos e texturas. Sendo assim, faça testes com os produtos e observe as reações.
- Ouça o episódio mais recente do podcast da Like Magazine no Spotify!